Com a chegada, Santa Catarina deve finalizar a vacinação de primeira dose para idosos acima de 60 anos.
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (29) a entrega de mais 218.500 doses de vacina para Santa Catarina. A carga tem previsão de chegada para às 15h40 no Aeroporto de Florianópolis. Serão 214.500 doses da Astrazeneca/Fiocruz para primeira aplicação e 4 mil da Coronavac para segunda aplicação. Com a chegada, Santa Catarina deve finalizar a vacinação de primeira dose para idosos acima de 60 anos.
“Santa Catarina tem avançado muito rapidamente na vacina D1. Alguns municípios já estão vacinando 63 anos, outros 64. Mas nos próximos dias nós já esperamos encerrar esses grupos prioritários de 60 anos ou mais com as vacinas que receberemos essa semana”, disse a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.
Na segunda aplicação, o cenário é diferente. O Estado registra atraso na chegada de novas doses da Coronavac e alguns municípios ficaram sem vacinar nesta semana. Para Carmen, a mudança no intervalo entre doses da Coronavac de 21 para 28 dias garante a cobertura correta da vacinação. Segundo ela, Santa Catarina deve receber novo lote da Coronavac no dia 3 de maio.
Pfizer
O Estado deve receber no início da próxima semana, com previsão de chegada também para o dia 3 a primeira remessa com 17.550 doses da vacina da Pfizer. O lote será distribuído aos municípios de Florianópolis e São José. Serão 10.530 doses para Florianópolis e 7.020 para São José.
“Essas doses, neste primeiro momento, serão utilizadas como um teste de logística de aplicação para os municípios da Grande Florianópolis”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário. Isso é necessário porque as doses da Pfizer demandam armazenamento em temperatura de -70ºC.
Com informações da Rede Catarinense de Noticias