O aporte de R$ 30 milhões será destinado para que o trecho da Serra da Rocinha seja concluído ainda no segundo semestre de 2021.
As obras nas rodovias federais de Santa Catarina irão ganhar fôlego ao longo de 2021. Dentre elas, a conclusão do trecho catarinense da BR-285, na Serra da Rocinha. A garantia foi dada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante uma audiência com a governadora Daniela Reinehr, nessa quinta-feira, em Brasília. O ministro afirmou que isso ocorrerá no segundo semestre deste ano. Ele também assegurou entregas nas obras de duplicação das BRs 470 e 280, além do aumento de ritmo na recuperação das BRs 163, 282 e 158, no Oeste.
Em entrevista ao TN, o secretário de Articulação Nacional, Jorge Davi Agostinho da Silva, que também participou do encontro com o ministro, afirmou que uma das pautas mais importantes são as rodovias federais em Santa Catarina. Segundo ele, será feito um aporte de aproximadamente R$ 30 milhões para a conclusão da BR-285. “O ministro vai dar celeridade para que, cada vez mais rápido, elas fiquem prontas. Nenhuma obra das BRs no Estado vai parar. Elas terão cada vez mais celeridade para serem concluídas”, conta Da Silva.
Prefeitos na expectativa
O prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, não acredita que a conclusão das obras aconteçam ainda este ano. Segundo ele, ainda nessa semana, em contato com o engenheiro responsável pela obra na BR-285, um trecho de aproximadamente 1,2 quilômetro necessita de contenções. “Mas elas ainda não foram licitadas. E depois das contenções serem licitadas, haverá, no mínimo, oito meses de obra. Então para esse ano eu acho bem difícil o trecho da BR-285 ficar pronta”, revela Biava.
O chefe do Executivo de Timbé do Sul destaca que essa é uma obra de extrema importância para a Região Sul de Santa Catarina. “Para Timbé do Sul, em especial, é um divisor de águas, assim como para a região, para as nossas praias, para o nosso porto de Imbituba também”, diz Biava.
Em conversas com o diretor do Porto de Imbituba, o prefeito revela que mais de 300 caminhões por dia descem a BR-285 em direção ao Porto de Imbituba. “Só para se ter ideia do volume de carga vindo do Rio Grande do Sul para nós. Além disso, tem a nossa cerâmica de Criciúma que transporta para o Rio Grande do Sul, para o Norte do Estado, enfim. Uma obra de muita importância e esperamos que até a metade do ano que vem essa obra seja inaugurada”, declara Biava.
Ele finaliza falando sobre as condições climáticas, que precisam ser favoráveis para que o cronograma não atrase. “Timbé é encosta de Serra e chove muito. Mas esperamos que o quanto antes essa obra seja inaugurada, pontua Biava.
O prefeito de São José dos Ausentes, Ernesto Boeira, se diz muito feliz com a expectativa de conclusão das obras até o fim do ano e destacou que isso irá refletir positivamente na geração de empregos, impulso do turismo e desenvolvimento de toda região. “Isso é um pedido muito antigo e agora está prestes a ser concretizado. O trecho que está sob o território de São José dos Ausentes é de oito quilômetros de obras a serem concluídas. E já foi assinado contrato. A qualquer momento a empresa estará iniciando os trabalhos”, revela Boeira.
Com informações do site TNSul