Saúde

Unidades de Saúde em Orleans irão adotar novo formato de atendimento a partir da próxima quinta-feira (18)

As medidas apresentadas poderão ser prorrogadas, se assim necessário, caso a classificação de risco da Covid-19 para a Região Carbonífera perdurar no nível gravíssimo

Divulgação

Considerando a Resolução n° 049/2020 da Comissão Intergestores Regional Saúde – CIR Carbonífera, de 10 dezembro de 2020, que prorroga as medidas a serem adotadas nos 12 municípios da AMREC para o enfrentamento ao avanço da Covid-19.

Considerando que a Região Carbonífera está classificada no nível gravíssimo desde 01/12/2020 de acordo com a Avaliação de Risco Potencial COVID-19, e que o número de contaminados e óbitos vem aumentando consideravelmente nas últimas semanas.

Considerando que a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivo Covid-19 nos Hospitais da região (Hospital São José e Hospital Rio Mina – Criciúma e Hospital São Donato – Içara), está próximo de 100%.
Considerando que a Fundação Hospitalar Santa Otília – Orleans está com a taxa de ocupação de leitos exclusivo Covid-19 próximo de 100%, havendo pacientes em fila de espera para leitos de UTI, e saturação de recursos humanos para atuarem na assistência.

A Secretaria Municipal de Saúde de Orleans vem a público informar as novas medidas adotadas para o enfrentamento ao avanço da Covid-19 no âmbito da rede municipal de saúde:
1 – Nas Unidades de Saúde da Família do Município de Orleans, a partir da data 18/03/2021 até 26/03/2021, serão atendidos prioritariamente:

Pacientes de demanda espontânea, cuja classificação de risco caracterizar necessidade de atendimento em caráter de urgência e/ou verificar a necessidade de atendimento anterior aos 10 dias mencionados acima, como: quadros de dores agudas, exames alterados e HAS/DM descompensadas;
• Gestantes e Puérperas;
• Pacientes em tratamento de câncer e imunodeprimidos;
• Renovação de receitas de forma não presencial;
• Atendimentos odontológicos, cuja classificação de risco caracterizar necessidade de atendimento em caráter de urgência e/ou verificar a necessidade de atendimento anterior aos 10 dias mencionados acima;
• Vacinação (calendário básico de vacinação da criança, adolescente, adulto e idoso e vacina covid-19);
• Realização de testes rápidos para detecção de DST e HIV.

Ressalva-se que no período mencionado (18/03/2021 até 26/03/2021), ficarão suspensos os atendimentos eletivos programados, caracteriza-se por: consultas médicas, consultas odontológicas, consultas de enfermagem, exame papanicolau e demais procedimentos caracterizados como eletivos.

2 – Os pacientes com sintomas gripais (febre, tosse, cansaço, dor de cabeça, dor de garganta, falta de ar, ageusia e/ou anosmia), continuarão sendo atendidos no Centro de Triagem Covid-19, com funcionamento de segunda a sexta da 08:00 às 20:00horas e nos sábados e domingos das 09:00 às 19:00horas.

O Centro de Triagem Covid-19 funciona no Centro de Convivência da Terceira Idade Emilia Debiasi Pinter, situado a Rua Capitão Galdino Guedes, 210 – Bairro Barro Vermelho, ao lado da APAE.

3 – Os atendimentos do Centro de Especialidades, Centro de Fisioterapia, Unidade São Lucas, CAPS e dos profissionais do NASF, serão mantidos considerando as medidas sanitárias de distanciamento e higienização dos ambientes e EPIs.

As medidas apresentadas poderão ser prorrogadas, se assim necessário, caso a classificação de risco da Covid-19 para a Região Carbonífera perdurar no nível gravíssimo.

Notícias Relacionadas

O Monólogo como ferramenta de autoconhecimento e expressão

Cegero promove palestra e reúne formadas das três turmas do Programa Mulheres Cooperativistas

Jovens Cooperativistas celebram formatura em evento emocionante promovido pela Coopercocal

Duas mulheres ficam feridas após colidirem contra poste em Turvo

Ambas as vítimas foram encaminhadas ao hospital do município