Geral

R$128 mil são destinados para castrações de cães e gatos em Laguna

O Urbanismo desenvolverá um projeto de reforma das partes mais desgastadas, enquanto a Funat cuidará da parte de limpeza, poda de árvores, tudo sempre do que for legalmente permitido.

Foto: Divulgação

Mais saúde para os animais e tranquilidade para a população. O Governo Municipal anunciou o repasse de R$128 mil para o programa de esterilização de cães e gatos em situação de rua.
A medida, que há muito vem sendo reivindicada pelos lagunenses, foi divulgada nesta quinta-feira (11), pela Secretaria de Pesca e Agricultura, através da abertura de licitação para contratação de empresas especializadas em atividades veterinárias.

Para a secretária da pasta, Patrícia Paulino, o recurso é uma conquista para todos do município. “Este repasse para o programa de controle populacional de animais de rua não poderia ter vindo em um melhor momento. Hoje, Laguna, apresenta uma crescente de 40% de animais abandonados, e, por consequência, o aumento no número de filhotes de cachorros e gatos em situação de rua”, explica.

De acordo com a pasta, todo o processo de seleção das clínicas veterinárias e a escolha dos cães e gatos a serem esterilizados serão realizados pela Gerência de Bem Estar Animal, setor que compete à Secretaria de Pesca e Agricultura. O projeto prevê realizar em média 65 castrações ao mês entre cães e gatos.

A gerente do Bem Estar Animal, a médica veterinária Claudia Regina Carvalho Pereira, explica como será realizada a escolha dos animais a serem castrados. “Queremos ajudar a todos, principalmente aos protetores que já cuidam e recolhem cães e gatos abandonados, estaremos em contato com eles para que os animais sob proteção entrem no programa. Nossa equipe também irá realizar o recolhimento dos animais de rua para encaminhar as clínicas veterinárias.”

Ainda de acordo com a gerência, uma cadela de rua não castrada pode gerar até 12 filhos a cada nove meses. Enquanto uma gata, pode gestar em até dois anos 144 gatos. As felinas entram no cio a cada dois meses, por isso, a prioridade será a castração de animais fêmeas. Cães machos serão castrados quando estes apresentarem mais agressividade, pois muitas vezes, a castração ajuda a aliviar este comportamento.

Castração é um ato de amor e de responsabilidade! Além de diminuir a superpopulação e o abandono, oferece outras vantagens sendo importante para os animais de rua e para os pets, confira:

  • Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
  • Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;
  • Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
  • Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
  • Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
  • Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Com informações do site HC Notícias

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Jacinto Machado abre inscrições gratuitas para castração de cães e gatos

A ação surgiu após a parceria da Administração Municipal com a Associação de Proteção aos Animais É o Bicho e apoio do Instituto SOS Bicho Urbano. A ação está marcada para os dias 14 e 15 de setembro, no ginásio de esportes de Jacinto Machado.

Em um ano, o Núcleo de Bem-Estar Animal já realizou mais de quatro mil castrações em Criciúma

Espaço tem 951 castrações agendadas até o mês de agosto. Além disso, o núcleo já realizou 40 atendimentos de baixa complexidade de abril até agora

Alesc rejeita projeto de lei que proibia corrida de cães em SC

Projeto de lei foi rejeitado por 17 votos a três, além de três abstenções; para veterinária, corrida de cães traz prejuízos à saúde do animal.

Cães são resgatados com sinais de maus-tratos em casa de morador de Orleans

Animais foram encontrados em galpão nos fundos de uma residência no bairro Nova Orleans. Um dos filhotes já estava morto.