Município disponibilizou 4 mil testes rápidos, que ficaram a disposição da população durante cinco dias
Os cinco dias de ação para a testagem rápida para Covid-19, realizada pela Secretaria de Saúde de Siderópolis, entre os dias 26 de fevereiro e 1, 2, 3 e 4 de março, resultou em um total de 1031 testes realizados, em pessoas assintomáticas.
Desse total 893 apresentaram resultado negativos e 138 pessoas positivas. Entre os positivos, 17 apresentaram IgM e 121 IgG. IgG e IgM são imunoglobulinas (proteínas) que protegem os pacientes contra invasores, como vírus, bactérias e protozoários.
O IgM são os anticorpos produzidos na fase aguda da doença, em torno do 5º ao 7º dia de infecção. Já o IgG são produzidos em uma fase mais tardia da infecção e geralmente são detectáveis a partir do 15º dia de sintomas.
Os resultados, conforme a secretária de Saúde, Janaína Bertan Warmling, demonstram que boa parte da população testada, ainda não teve interação com o vírus. “O mito de que quase todos já interagiram com o vírus, e já desenvolveram a imunidade, é desmentido após essa ação, e isso só reforça a necessidade das pessoas se prevenirem e atentarem para o momento crítico que estamos vivendo. Sobretudo diante da identificação das variantes, que tem um potencial de contágio muito maior e uma evolução mais aguda do quadro de saúde paciente”, destaca.
Durante a ação de testagem, foram disponibilizados 4 mil testes rápidos para os sideropolitanos. Os testes iniciaram, no dia 26, com a testagem de profissionais e educandos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Siderópolis, e os demais quatro dias de ação foi aberta à comunidade, nas dependências do Siderópolis Clube. Durante os dias de campanha, também foi realizada a testagem em empresas do município, que manifestaram o interesse em levar a ação até a instituição.