Saúde

Fisioterapia auxilia na recuperação de pacientes que tiveram covid-19

A cidade conta com uma Clínica Municipal de Fisioterapia.

Divulgação

Na rede pública de saúde de Nova Veneza, os fisioterapeutas também estão no enfrentamento do combate ao covid-19. Os profissionais desempenham um papel fundamental na recuperação, conforto e diminuição do quadro clínico dos pacientes que foram internados por complicações do novo coronavírus. A cidade conta com uma Clínica Municipal de Fisioterapia.

Uma das pacientes é a agricultora Denise Antunes Floriano Damiani, 32 anos, moradora da comunidade do Picadão. Ela contraiu o vírus no final do ano passado e precisou ficar 10 dias no hospital. Após este período não conseguiu desenvolver as atividades diárias. “Depois que recebi alta, continuei cansada, me sentindo fraca e com dificuldades para respirar”, conta.

A Denise já está na sexta sessão de fisioterapia na clínica e comenta que sente os resultados desde os primeiros dias. “Depois de quatro dias, após a primeira sessão, eu já me sentia melhor e voltei a realizar as minhas atividades. Estou muito contente com os resultados”, revela a paciente.

A fisioterapeuta Ane Ronchi Bruneli, que é uma das sete profissionais que atuam na clínica, conta a necessidade dos pacientes que tiveram covid-19 de ter um acompanhamento. “A doença pode causar alterações sistêmicas, causando cansaço muscular e comprometimento respiratório. E aqui, vamos trabalhar com exercícios que auxiliam na recuperação destes sintomas”, explica.

Ela destaca que o cansaço é um sintoma de alerta e o paciente não deve ignorar. “O músculo é um órgão vital e a reabilitação, com o acompanhamento de um profissional é fundamental para garantir a volta da rotina que a pessoa tinha antes de contrair a doença”, alerta a fisioterapeuta.

O espaço é todo equipado com instrumentos para fortalecer a parte muscular e de respiração. Os pacientes precisam receber um encaminhamento de um médico, para a realização das atividades de fisioterapia.

As pessoas que não podem se deslocar até a unidade, a clínica possui quatro fisioterapeutas que atendem os pacientes em casa.

Clínica Municipal de Fisioterapia

A clínica que fica na Unidade Básica de Saúde Dino Gorini, atende na promoção e recuperação de pacientes que possuem diferentes enfermidades.

A unidade fica localizada na rua Alfredo Bortoluzzi, 420, no bairro Bortoluzzi.

Notícias Relacionadas

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Motociclista morre em colisão frontal com carro em SC

Segundo relatos da PMRv, o motorista do carro, um homem de 25 anos, é suspeito de estar dirigindo sob influência de álcool no momento da colisão

Taxa de desocupação de Santa Catarina cai para 2,8%, o menor percentual em 10 anos

pesquisa do IBGE mostra também que o mercado de trabalho catarinense está em expansão