Atores do Cirquinho do Revirado começam semana que vem um jejum de 40 dias para o experimento artístico "O Artista da Fome".
De 15 de fevereiro a 26 de março, serão 40 dias em jejum. A proposta de preparação dos artistas do Cirquinho do Revirado, de Criciúma, para o experimento artístico “O Artista da Fome” começa na próxima segunda-feira, quando os atores passarão a jejuar enquanto permanecem reclusos, se comunicando por cartas públicas diárias e vídeos curtos on-line.
Ao final do jejum, será disponibilizada uma performance em audiovisual transmitida on-line em tempo real pelo site YouTube. Deverá ser o resultado do desenvolvimento dos atores Reveraldo Joaquim e Yonara Marques, com participação do ator e editor técnico Fabio Murillo, com exibição ao vivo das últimas 24 horas desse processo.
Sob direção de Reveraldo, o experimento faz relação com o livro quase homônimo “Um Artista da Fome”, do renomado escritor tcheco Franz Kafka, falecido em 1924. A fome de comida é também uma referência à escassez de arte e da “alimentação artística”, especialmente durante o período de pandemia da Covid-19.
Durante os próximos 40 dias, Reveraldo e Yonara também ficarão mais reclusos quanto à comunicação social. O estado deles será compartilhado por meio do “Diário da Fome”, uma série de cartas públicas, produzidas diariamente pelo escritor Luan Marques Joaquim, e que serão publicadas no Instagram e no Facebook.
Eventualmente, o grupo divulgará pequenos vídeos ou entradas ao vivo, com pouca interação social, para partilhar com a audiência os desafios e percepções sobre esse processo jejuativo.
A intervenção audiovisual “O Artista da Fome” é um projeto de experimentação artística, contemplado e viabilizado pela Lei Emergencial Cultural Aldir Blanc (Lei n.º 14.017/2020), por meio da Fundação Cultural de Criciúma.
Com informações do site TNSul