Obras devem iniciar no próximo ano, enquanto agora, em 2021, o objetivo é a conclusão do projeto e os trâmites legais.
A orla do Balneário Arroio do Silva deve receber um calçadão, na área central, para trânsito dos turistas e frequentadores locais. Porém, a inauguração da obra deve acontecer somente na temporada de verão de 2023. Esta é a estimativa do prefeito Evandro Scaini (PSL). O início da construção está previsto para março do ano que vem. “A gente quer fazer a obra de março até novembro, para que ela fique pronta para a outra temporada. A intenção é inaugurar na temporada de 2023. Esse é o planejamento. Agora, vamos correr atrás para tentar cumprir os prazos estabelecidos”, comenta.
Neste momento, Scaini dará início aos projetos, que envolvem o estudo costeiro de áreas marinhas. Uma empresa foi contratada para desenvolver o Projeto Orla e o próprio Gerenciamento Costeiro. Algumas partes que receberão o calçadão estão em áreas marinhas. “Isso que vai dar viabilidade para a construção do calçadão. Esse é o rito legal para chegarmos na consolidação do calçadão. Nós temos que seguir esses passos e vamos fazer tudo certinho”, explica o prefeito.
A partir daí, uma empresa será contratada para desenvolver o projeto arquitetônico do calçadão e, então, viabilizar a ordem de serviço para o início das obras.“A gente quer concluir, neste ano, a parte de documentos e questão ambiental para fazermos, ainda nesse ano, o projeto arquitetônico. Assim poderemos, no ano que vem, depois da temporada, iniciar as obras. A nossa expectativa é começar por março ou abril de 2022”, projeta Scaini.
Obra no Acesso Norte do Balneário
Outra das prioridades de Scaini é a obra do acesso Norte do município. A via ligará o Balneário Arroio do Silva à ponte que será construída no Balneário Ilhas, em Araranguá. Essa construção facilitará o acesso ao município para quem chega da região de Criciúma e Maracajá. “Essa é uma das obras que estão nas nossas prioridades”, confirma o prefeito. O acesso Sul da cidade vai no sentido à Araranguá via Praia da Caçamba.
Gestão inicia com muito trabalho
Completando pouco mais de 30 dias no cargo, Scaini diz que há muito trabalho para fazer na cidade. A prioridade é dar manutenção em diversos locais que passam por necessidade estrutural. “Na realidade, a gente está com muitas coisas a serem resolvidas. Temos que dar manutenção em muitos locais. As obras que estavam em andamento estão paradas e a gente está retomando. Tem as questões das Unidades de Saúde e Unidades de Educação”, explica.
Outra preocupação do prefeito é com o pátio de máquinas da prefeitura. “Ele precisa passar por uma reforma geral com a aquisição de novas máquinas. Então, é muito cedo para avaliarmos tudo. Entretanto, o que vimos, até agora, vai dar bastante trabalho para colocar em ordem. Temos bastante trabalho pela frente neste início”, finaliza Scaini.
Com informações do site TNSul