Geral

Urussanguense se destaca em campeonato online de cubo mágico

Experiências em competições são importantes no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e psicológicas.

Divulgação

Vitor Wagner Abreu, de Urussanga, já é reconhecido por ser recordista e Campeão Brasileiro de Cubo Mágico. Neste fim de semana, ele participou do V CUBIFMA, um campeonato organizado pelo Instituto Federal do Maranhão. O estudante de 16 anos tem sido invencível na modalidade megaminx, um quebra-cabeça de doze faces coloridas. Também conquistou o 1º lugar nas modalidades square-1, 4x4x4 e 3x3x3 com uma mão apenas. Outras colocações importantes foram o 2º lugar no skewb e o 3º lugar na modalidade 2x2x2.

O evento foi organizado pelo delegado de campeonatos oficiais Huerllem Vicente Lemos e Silva que atua como professor no campus de Bacabal. “Este campeonato fez parte de vários eventos que organizamos. Tivemos 29 inscrições. Inclusive, convidamos as professoras Ana Lúcia Pintro e Karine Mrotskoski para uma live em que falaram sobre os projetos de Cubo Mágico e Othello desenvolvidos em Criciúma”, comentou Huerllem.

Experiências em competições são importantes no desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e psicológicas. É por isso que Leonardo Viana Garcia, 12 anos, morador de Forquilhinha e estudante da Rede Municipal de Educação de Criciúma fez a inscrição. A mãe, Ivani, controla todas as atividades da escola, os horários de dormir e sempre dedica tempo para incentivar o filho a participar de competições que fazem parte dos esportes da mente. A 10ª colocação na modalidade 3x3x3 foi vivenciada com expectativa e um pouco de ansiedade. “Está foi a primeira vez que participei. Foi no ano passado, no clube de matemática da escola Judite Duarte de Oliveira que aprendi a resolver o cubo mágico. Eu errava muito num passo que chamamos de farol, mas a professora Scheila que agora é diretora, me ajudou”, comentou o adolescente.

Divulgação

Criciúma é a única cidade catarinense que organiza campeonatos oficiais. Desde o início do projeto já realizou cinco campeonatos municipais e quatro regionais, na modalidade em equipe. Outros quatro campeonatos oficiais contaram com o apoio da Associação Brasileira de Cubo Mágico e foram reconhecidos pela Associação Mundial de Cubo Mágico. Com o impedimento de organizar eventos presenciais, os Clubes de Matemática da Secretaria Municipal de Educação realizaram um campeonato online, em 2020.

Notícias Relacionadas

Novela mexicana: Anselmo Freitas será candidato a vice-presidência do Criciúma

Anselmo Freitas será candidato ao cargo de vice-presidente

Tragédias do Século XXI: O Tsunami de 2004 no Oceano Índico

Da Idade Média à Era Napoleônica: Conheça os Acordos de Presburgo

Feriadão de Natal em SC registra 15 mortes em uma semana trágica nas rodovias

A maioria dos acidentes fatais foi atribuída a decisões imprudentes dos motoristas, como ultrapassagens proibidas e desatenção ao volante.