Lideranças entregaram ofício solicitando a doação da atual edificação do Instituto Médico Legal (IML) para transformar o espaço em capela mortuária.
A secretária de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Ada De Luca, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (10) os representantes do Conselho Comunitário Humaitá de Cima do município de Tubarão. Acompanhados do Secretário de Desenvolvimento Regional, Haroldo Silva, e do deputado José Nei Ascari (PSD), as lideranças comunitárias entregaram um ofício solicitando a doação da atual edificação do Instituto Médico Legal (IML) para transformar o espaço, com autorização do município, em capela mortuária. “O pedido será devidamente encaminhado à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e ao governador”, assegurou a secretária Ada De Luca.
Os representantes comunitários também aproveitaram o encontro para agradecer o empenho e atenção da secretária Ada De Luca na construção do presídio feminino de Tubarão, que permitirá a transferência das detentas que se encontram hoje no antigo prédio do presídio masculino. “É um anseio antigo da comunidade, queremos construir uma área de lazer no local e precisamos de maior segurança”, enfatizou o presidente do Conselho Humaitá de Cima, Valdemar Martinelli de Bona, lembrando que é um dos bairros mais populosos de Tubarão. “Se depender de mim isto ocorrerá o mais rápido possível”, enfatizou Ada De Luca.
A secretária ainda garantiu às lideranças que a questão do terreno já está acertada e o projeto elaborado pela diretoria de planejamento da SJC, com 100 novas vagas, também está concluído, apesar dos recursos para construção da nova unidade ainda não estarem assegurados pelo Ministério da Justiça. Uma das alternativas, de acordo com secretária Ada De Luca, será utilizar recursos do Fundo Social do governo do Estado ou aguardar que o governo federal abra uma linha de crédito de financiamento para os governos estaduais de compensação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias).
O deputado José Nei Ascari sugeriu então que seja marcada uma audiência com o governador para que se tenha uma possível definição em relação ao recursos, ideia prontamente aceita pela secretária Ada De Luca. O secretário regional, Haroldo Silva, também ressaltou a importância dada ao assunto. “É importante que as forças do Sul estejam juntas”, disse. “Se depender de nosso esforço e de nosso apoio estaremos sempre à frente das questões e das demandas relacionadas ao Sul do Estado”, finalizou a secretária Ada De Luca.
Colaboração: Denise Lacerda/ Assessoria de Comunicação