Educação

Protesto e polícia em frente a escola

Grevistas tentaram impedir os alunos de entrar no Colégio Cristo Rei.

Mais um dia de tensão em Cocal do Sul. Na manhã desta terça-feira, os professores grevistas junto com sindicalistas estiveram em frente ao Colégio Cristo Rei e fizeram uma manifestação ainda maior do que vem ocorrendo. Informações dão conta que alunos foram impedidos de entrar no colégio, por isso a polícia foi chamada ao local.

“Eles pediram para os alunos colaborarem ir irem embora, assim como impediram a passagem de alguns professores e inclusive eu, por isso foi chamado à polícia. Nós temos 260 alunos e hoje estamos com menos de 100 nas salas”, conta a diretora do colégio, Kênia Ribeiro.

A proposta dada nesta segunda-feira pelo prefeito Nilson Bortolato foi rejeitada pelos grevistas. “Ele aumentou 1% no que já havia falado, foi para 15,5% dos 22,22% que é de direito. E sobre hoje, em nenhum momento foi impedido que alguém entrasse no colégio”, diz a professora Marlene Nunes.

Segundo o Capitão Valdeci de Oliveira a polícia foi chamada para evitar algum tumulto. “Pelos relatos disseram que haviam tentado convencer alguns professores a não trabalhar, mas os alunos vieram e muitos entraram. Nós estamos aqui para garantir o funcionamento da escola. Nós não percebemos um total impedimento”, afirma.

Pais indignados com a situação

Segundo a diretora os pais dos alunos estão buscando explicações. “Os pais estão ligando para saber da situação, porque alguns voltaram para casa e outros ficaram sabendo que está tendo essa manifestação. Hoje a escola está tendo aula normal. São 16 professores que estão em greve e outros 16 que estão trabalhando”, explica a diretora da escola.

A Tribuna
Foto: Lucas Jorge