O documento define estratégias e medidas preventivas para enfrentamento da pandemia.
Os municípios de Tubarão e Braço do Norte já estão com o Plano de Contingência, Prevenção e Controle da Disseminação da Covid-19 (PlanCon-EDU) homologados.
Em Tubarão, a homologação foi formalizada pelo decreto nº 5.292, de 20 de novembro de 2020, após a aprovação do plano pela coordenação Regional de Laguna.
Com 79 páginas, o PlanCon-EDU/Covid-19 Tubarão, a partir de cenários de risco identificados, define estratégias, ações e rotinas de resposta gerais, para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, incluindo eventual retorno das atividades presenciais, administrativas e escolares. O conjunto de medidas e ações deverá ser adaptado para cada escola e aplicado de modo articulado, em cada fase da evolução da epidemia da Covid-19.
O decreto municipal e o PlanCon-EDU/Covid-19 podem ser acessados no site da prefeitura municipal de Tubarão.
Proposta Pedagógica Municipal é apresentada aos professores em Braço do Norte
A Secretária de Educação, Desporto, Cultura e Turismo, Joana Silva Lessa, que preside o Comitê de Gerenciamento, esclareceu que como Braço do Norte recebeu o selo e QR Code de identificação do Plancon-Edu, poderá homologar os Planos dos Estabelecimentos de Ensino de Braço do Norte já encaminhados ao comitê. Joana prevê que até início de dezembro todos os planos estarão homologados. “Com isto, Braço do Norte cumpre com as exigências legais para a Educação em tempos de pandemia. Assim, o município aguarda as mudanças nos indicadores da matriz de risco da saúde”, diz.
Nesta quinta-feira, 26, através de conferência por videoconferência, a Secretaria de Educação apresentou aos professores a Proposta Pedagógica Municipal de Braço do Norte.
“Nesta proposta foi apresentado o Currículo Base, alinhado diretamente ao apresentado no Currículo Base do Território Catarinense, currículo este, aderido pela Rede Municipal neste ano. “É com muita satisfação que entregamos às unidades de ensino a Proposta Curricular de Braço do Norte, que oferece aos profissionais da Educação, parâmetros para uma prática social concreta e aberta diante dos novos e velhos desafios”.
Além disso, o currículo será constantemente aprimorado, iniciando a partir do ano que vem, dando à Proposta Curricular Municipal de Braço do Norte as especificidades da Rede de Ensino. Joana explica que o documento é o resultado de um processo de discussões e estudos realizados pela equipe técnica da Secretaria de Educação, tendo como base as diretrizes definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (CBTC), este o qual a Rede Municipal fez adesão ao currículo. “Esta proposta fundamentará o currículo da Rede Pública Municipal de Ensino juntamente com o Projeto Político Pedagógico das Unidades de Educação, que são elaborados em parceria com o Conselho Municipal de Educação e as comunidades escolares. Portanto, é referencial teórico, norteador das práticas, que se desenvolverão em Braço do Norte”.
Com informações do site HC Notícias