Geral

SC: Secretários municipais alertam para colapso no sistema de saúde

Na nota o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC mostra preocupação com o cenário de avança da pandemia de Coronavírus no Estado.

Divulgação

Nesta quarta-feira (25) o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC) divulgou uma nota em que mostra preocupação com o cenário de avança da pandemia de Coronavírus no Estado. Segundo os secretários, o sistema de saúde em Santa Catarina estaria em risco de um “iminente colapso”, e “nem Estado e, menos ainda, os municípios dispõem de equipes suficientes para atender” o número crescente de pacientes.

Uma das justificativas para o alerta é o aumento no número de regiões em risco gravíssimo para Covid, que subiu para 13 nesta semana. Além disso, os secretários também destacam que, ao mesmo momento em que mais de 80% das UTIs estão ocupadas, o governo do Estado tem se preocupado com flexibilizações como a volta às aulas, o que poderia acelerar ainda mais o contágio em território catarinense.

Para tentar frear o avanço da pandemia, o Cosems/SC sugere que o Executivo adote providências com base em orientações científicas, como medidas restritivas para aumentar o isolamentos social.

Os secretários pedem ainda que o governo do Estado volte a fazer campanhas nos veículos de comunicação e redes sociais para conscientizar a população a adotar práticas de higienização, de atenção para o distanciamento e do uso de máscaras, e também, que a população colabore e siga as recomendações das autoridades.

Via Rede Catarinense de Notícias

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

Santa Catarina tem menor taxa de desocupação e de pessoas na informalidade do país, aponta IBGE

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-Covid 19) também apontou que a proporção de domicílios que receberam algum auxílio emergencial passou de 43% em junho para 44,1% em julho