Geral

Equipe de fiscalização é ameaçada durante festa com aglomeração em Imbituba

“Quando fomos interditar o local, recebemos a ameaça do dono do estabelecimento. Ele disse que, após a interdição, os fiscais seriam seguidos por um grupo que iria registrar se os outros locais também seriam interditados. Caso contrário, os fiscais sofreriam retaliação”, disse a Coordenador da Vigilância em Saúde, Joana Diniz.

Divulgação

Durante o feriado prolongado do Dia de Finados, um fato desagradável ganhou repercussão na região da Praia do Rosa, em Imbituba. Após a denúncia de aglomeração em uma pousada do balneário, a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) se deslocou até o local. Mas, no estabelecimento denunciado, não havia excesso de pessoas.

Em contrapartida, em um bar próximo à pousada, foi flagrada uma festa com muitas pessoas em aglomeração. Para garantir a segurança dos agentes durante o trabalho, a Polícia Militar foi acionada e, prontamente, enviou uma guarnição até o local. No momento da interdição, a equipe da prefeitura foi ameaçada pelos donos do estabelecimento.

“Quando a nossa equipe foi interditar o local, recebeu a ameaça por parte do dono do bar. Ele disse que, após a interdição, os fiscais seriam seguidos por um grupo e, que esse grupo iria registrar se os outros locais também seriam interditados. Caso contrário, os fiscais sofreriam retaliação”, disse a Coordenador da Vigilância em Saúde, Joana Diniz.

Após o incidente, nesta terça-feira (3), os fiscais fizeram um auto de infração e um auto de intimação contra o estabelecimento que infringiu o Decreto Municipal 241/2020, que proíbe aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus. Além disso, a equipe encaminhou um relatório, com informações de toda a ação, ao Ministério Público de Santa Catarina.

Trabalho de fiscalização

Durante o trabalho de fiscalização, que ocorreu entre os dias 30 e ontem (2), a prefeitura deslocou 30 fiscais municipais para o trabalho de orientação à população quanto ao atual Decreto Municipal. Também foram distribuídas cerca de mil máscaras e álcool em gel à população. Na região da Praia do Rosa, a Secretaria de Saúde colocou, ainda, uma barreira sanitária, com o apoio de técnicos de enfermagem.

Os órgãos de Segurança Pública foram parceiros durante todo o trabalho de fiscalização (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros). A PM trabalhou com reforço de policiamento, inclusive, com blitz da Lei Seca ao longo do toda a operação.

Onze Termos Circunstanciados (TC) foram lavrados, assim como 42 pessoas abordadas, 29 testes de bafômetro realizados, 91 veículos abordados, um veículo autuado e um veículo removido. Dez equipamentos de som automotivo foram apreendidos pelos policiais militares. No início da operação, uma pessoa foi detida com uma arma calibre 22, R$ 1,65 mil em dinheiro, 4,9 gramas de metanfetamina, 4,1 gramas de maconha e um celular.

Com informações do site Notisul

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

PRF apreende mais de seis quilos de cocaína após motorista fugir da fiscalização na BR-101, em Jaguaruna

A droga estava em um GM/Onix com placas de Criciúma, que não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.

Força-tarefa interdita empresa que ignorou decreto e alertas da fiscalização em Tubarão

Os fiscais também aplicaram na empresa quatro multas por sucessivos descumprimentos da ordem de fechamento.

Aresc realiza mais de 1,8 mil ações de fiscalização desde início da pandemia

Para reduzir a propagação do novo coronavírus, a Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina - Aresc segue atuando no controle do transporte público intermunicipal.