Geral

Covid-19: Professores da Unesc participam da fase 3 de pesquisa de vacina

Grupo trabalha em prol da pesquisa internacional da empresa Janssen

Divulgação

Cinco pesquisadores da Unesc integram a equipe de um dos centros brasileiros que estará recrutando pacientes para o desenvolvimento da vacina contra o coronavírus. Liderado pelo professor Felipe Dal Pizzol, o grupo é composto ainda pelos professores Cristiane Ritter, Marcelo Vinhas, Raphael Elias Farias e Cassiana Fraga. A equipe foca agora na fase três do desenvolvimento da vacina e convida voluntários a se inscreverem para participarem da pesquisa.

Conforme Felipe Dal Pizzol, para ser voluntário é necessário ter mais de 18 anos estar em boa condição de saúde e não ter recebido vacina contra a Covid-19 até o momento. No total serão reunidos 7 mil voluntários no Brasil e 60 mil em todo o mundo. “Após o cadastro dessas pessoas, quando o estudo estiver liberado para nosso centro, passaremos a aplicar a vacina desenvolvida ou placebo conforme o protocolo e pesquisa. Na pesquisa o propósito é acompanhá-los ao longo de dois anos para entender se a vacina foi eficaz e evitou o contágio dos que receberam a dose”, explica.

A expectativa do grupo é de que o grupo de voluntários inscritos alcance o número estipulado em aproximadamente um mês, o que finalizaria essa fase no fim de novembro. Nos próximos meses, de acordo com Dal Pizzol, é possível que haja uma conclusão preliminar do estudo.

Criciúma, por meio do grupo que atua no Hospital São José, é o único município de Santa Catarina que conta com representantes da pesquisa e seleciona voluntários para participar. No Brasil são mais de 20 centros de estudo.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Coronavírus em SC: Fapesc aprova cinco projetos de pesquisa e destina R$ 500 mil a estudos sobre Covid-19 no estado

O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia.