Estudantes do ensino fundamental se classificaram na disputa com turmas do ensino médio
Uma conquista e tanto para quatro adolescentes do Colégio Satc. Matheus Carminatti Pacheco, Brendon Cordova Silveira, Gabriel Maurilio Teixeira e Lucas Pavesi da Silva Paula integram a equipe que foi classificada etapa de Santa Catarina da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A boa colocação dos garotos, que conquistaram 430 pontos, garantiu a classificação para a prova nacional.
“O nosso trabalho foi focado somente na escolha de um robô feito no próprio simulador pelos desenvolvedores do sBotics e programá-lo com todas as características que ele tinha. Foi bem cansativo e muito divertido o processo de aprendizagem da nova linguagem de programação”, contou o estudante Brendon.
A Olimpíada Brasileira de Robótica é desenvolvida em duas modalidades, prática e teórica, exercitando conhecimentos dos estudantes. O objetivo da competição é estimular os jovens a estimular a junção da ciência e tecnologia, promovendo o pensamento lógico.
O Colégio Satc participou com seis equipes, três delas formadas por alunos do ensino médio e técnico e três com representantes do ensino fundamental, séries finais. Participaram estudantes de Criciúma e da unidade de Turvo. “As atividades práticas são estimuladas nas aulas de Tecnologias Aplicadas”, explicou o professor Guilherme Cardoso Cruz. A disciplina de TA faz parte da matriz curricular do Colégio Satc desde a educação infantil até o ensino médio.
Prova exigiu dedicação
Realizada de maneira online, a etapa catarinense da OBR fez com que as equipes desenvolvessem um robô bombeiro, com autonomia para seguir linhas, identificar falhas no caminho, reencontrar o trecho e salvar vítimas. “Era preciso criar esse robô inteligente para fazer o percurso”, afirmou Cruz.
Agora, o grupo se prepara para a disputa da etapa nacional. A prova será entre os dias 10 e 14 de novembro, também online, como foram as classificatórias.