Geral

Com influência do fenômeno La Niña, previsão é de primavera com chuvas irregulares em SC

O dia 22 de setembro marca o início da primavera e o período promete tempo instável para os próximos três meses em Santa Catarina.

Divulgação

O dia 22 de setembro marca o início da primavera e o período promete tempo instável para os próximos três meses em Santa Catarina. Por causa da influência do fenômeno La Niña, os catarinenses poderão passar dias consecutivos sem precipitações. Porém, mesmo com a previsão de chuvas quase abaixo da média climatológica, quando houver chuva pode ser acumulada e em curto intervalo de tempo. As informações são da Epagri/Ciram, que recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site em função da instabilidade do tempo.

Além disso, a primavera aumenta a incidência de temporais acompanhados de ventania e granizo em Santa Catarina. Em setembro, o acumulado de chuva varia de 110 a 130 mm no Litoral, de 130 a 170 mm no Planalto (Norte e Sul) e de 150 a 210 mm no Oeste e Meio-Oeste. Em outubro, boa parte dos municípios catarinenses registra a maior precipitação do trimestre, com acumulados de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui no estado, com valores de 130 a 180 mm, em média.

Risco de ressaca e perigo às pequenas embarcações

Os episódios de chuva devem ocorrer especialmente associados à passagem de frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão e dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio-Oeste. Em setembro e outubro ciclones extratropicais se deslocam pelo litoral Sul do Brasil, condição perigosa para a navegação e pesca em embarcações de pequeno e médio porte. Os ventos fortes e o mar agitado, também podem causar ressaca.

Já na segunda quinzena de novembro começam as pancadas de chuva de verão. Em relação às temperaturas, no decorrer da primavera o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera dias mais quentes.

Confira previsão do tempo detalhada até o fim da semana

Terça-feira (22/09): às 10h31 começa a primavera no Hemisfério Sul
Tempo: sol em boa parte de SC, com mais nuvens no norte do estado.
Temperatura: baixa ao amanhecer em todas as regiões. Condição de geada nas áreas altas do Planalto Sul, com mínima de 0°C a – 2°C. Durante o dia, temperatura em ligeira elevação.
Vento: sul a leste, passando a nordeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima no norte de SC.

Quarta-feira (23/09):
Tempo: firme com sol em SC. Mais nuvens entre a Grande Florianópolis e o norte do estado.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

Quinta e Sexta-feira (24 e 25/09):
Tempo: predomínio de sol e algumas nuvens em SC.
Temperatura: em elevação, calor à tarde para época do ano.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Royalties do petróleo: STF reconhece que IBGE usou critérios ilegais para traçar a projeção marítima da costa de SC

Desde a década de 1990, diferentes procuradores do Estado atuaram no processo, além de servidores da própria PGE e de outros órgãos públicos estaduais, o que evidencia um trabalho coletivo que vai beneficiar todos os catarinenses.

Coronavírus em SC: Governador planeja retomada gradativa da atividade econômica e projeta 713 novos leitos de UTI

O objetivo é adequar as medidas de isolamento à necessidade dos catarinenses com segurança.

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.