As inscrições para 120 vagas gratuitas, sendo 60 de cada unidade, estarão abertas até 21 de setembro.
Dois centros da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), de Laguna e de Balneário Camboriú, firmaram parceria para oferecer a nova edição do Pré-Vestibular Comunitário pelo ambiente virtual de aprendizagem Moodle. As inscrições para 120 vagas gratuitas, sendo 60 de cada unidade, estarão abertas até 21 de setembro. Para se inscrever, acesse o formulário de Laguna ou o formulário de Balneário Camboriú.
A iniciativa conjunta do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) e do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) busca atender um número ainda maior de alunos.
“Por conta da pandemia, o curso pré-vestibular de Laguna ofereceu aulas virtuais [no primeiro semestre] e, sabendo de nossa iniciativa, o cursinho de Balneário Camboriú entrou em contato. Acabamos nos aproximando e decidindo unir forças para trabalhar em conjunto”, conta a técnica universitária Ana Elise Cardoso Inacio, da Direção de Extensão da Udesc Laguna.
Enquanto o curso de Laguna é coordenado por Ana Elise, com o apoio da diretora de Extensão, Michelle Benedet, a iniciativa de Balneário Camboriú é coordenada pela técnica universitária Anna Paola Pio, com o apoio do diretor de Extensão, Luiz Filipe Reinecke.
Aulas online
As vagas se destinam prioritariamente aos alunos de escola pública ou alunos de escola particular com bolsa integral que já tenham concluído ou que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio.
“As aulas ocorrerão de forma síncrona, de segundas a sextas-feiras, no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, e serão totalmente gratuitas com material incluso”, explica Ana Elise. Os estudantes selecionados participarão do cursinho entre 28 de setembro e 18 de dezembro.
Construção de parcerias
Segundo o diretor de Extensão da Udesc Balneário Camboriú, a ideia é estabelecer uma rede de colaboração entre os centros da universidade. “Além da parceria entre Ceres e Cesfi, estão sendo realizadas reuniões com a Udesc Lages para que haja integração entre os três cursos de pré-vestibular”, destaca Luiz Filipe Reinecke.
A junção dos cursos permite maior oferta de vagas na modalidade a distância e contribui para a troca de experiências entre os centros e o aprimoramento da iniciativa. “Estamos construindo uma agenda de formação dos professores para auxiliar na preparação de aulas do ensino a distância”, afirma Reinecke.