O material recebido do Ministério da Saúde irá garantir o atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento da Covid-19.
O Governo de Santa Catarina está distribuindo nesta semana um novo lote com medicamentos do chamado “kit intubação” para 27 unidades hospitalares do estado. O material recebido do Ministério da Saúde irá garantir o atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para tratamento da Covid-19.
A distribuição, que atende a unidades administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e também filantrópicas, foi definida de acordo com os estoques apresentados pelos hospitais na última terça-feira, 25. Estão sendo disponibilizadas 2.345 ampolas de Atracúrio 2,5ml, 539 ampolas de Dexmedetomidina 2ml, 710 ampolas de Midazolam 5ml, 1.555 ampolas de Rocurônio 5ml, 135 ampolas de Suxametônio, 120 ampolas de Etomidato 10ml e 1.705 ampolas de Fentanil 10 ml para os hospitais com leitos UTI ativos para tratamento de Covid-19.
O envio desta semana garante estoque suficiente para pelo menos 10 dias de consumo, segundo os números apresentados pelos próprios hospitais. Já os medicamentos Etomidato e Fentanil foram distribuídos aos hospitais que apresentavam estoque zerado, prioritariamente, seguido das unidades que possuíam estoque inferior ao necessário para consumo de cinco dias.
Semanalmente, os hospitais com leitos UTI-Covid no estado informam, por meio de formulário eletrônico, o saldo de estoque e previsão de consumo mensal de sua unidade. Os dados são compilados pela Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF) e encaminhados ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Eles servem de base para o Ministério da Saúde calcular o quantitativo de medicamentos a ser enviado ao estado para distribuição.
Os hospitais estão retirando estes medicamentos e novas distribuições serão realizadas na próxima semana, conforme liberação do Ministério da Saúde.
Os detalhes estão disponíveis na Nota Informativa nº 011/2020 DIAF/SPS/SES/SC.