Maior parte do país sentirá efeitos de uma massa de ar polar; Grandes chances de neve nas regiões serranas.
O frio volta com força nesta semana. A partir de quarta-feira, dia 19, Santa Catarina e boa parte dos estados brasileiros sentirão os efeitos de uma massa de ar polar formada na Argentina. As temperaturas se aproximarão dos 0º C na região de Criciúma, com grandes chances de neve nas serras catarinense e gaúcha.
Hoje e amanhã ainda teremos condições agradáveis, mas o cenário começa a mudar a partir da metade da semana. “Na quarta começa a frente fria, com chuva e queda na temperatura. Teremos chuva gelada também na quinta e sexta, com temperatura baixa o dia inteiro. A condição de neve acontece principalmente entre a noite de quinta e a madrugada de domingo”, detalha o meteorologista Ronaldo Coutinho. A mínima prevista para a região serrana é, de ao menos, -6º C.
Ainda não é possível saber até aonde os termômetros irão chegar no litoral, por conta da umidade. “Talvez a mínima seja de 1º C ou 2 ºC em Criciúma, mas isso só saberemos na quarta-feira”, afirma Coutinho. A chance de geada existe, mas é remota. “A possibilidade não é muito grande. Se acontecer, será no domingo ou na segunda. Nesse ponto, a umidade estará favorecendo vocês”, informa.
A previsão é que volte a esquentar a partir da próxima segunda-feira à tarde, retornando ao padrão anterior. “Pode vir mais uma frente fria no final do desse mês”, antecipa o meteorologista.
O fenômeno é conhecido como friagem. Regiões do país acostumadas ao calor nessa época do ano precisarão se adaptar ao frio, como será o caso do Centro-Oeste e Norte. “Vai fazer muito frio no Mato Grosso, Rondônia, sudoeste do Pará e sul do Amazonas”, ressalta Coutinho.
Com informações do site TNSul