Estrutura destinada a travessia de pedestres, ciclistas e cadeirantes, a passarela de concreto em frente à Unisul está aberta ao público desde a manhã desta sexta-feira (31).
Estrutura destinada a travessia de pedestres, ciclistas e cadeirantes, a passarela de concreto em frente à Unisul está aberta ao público desde a manhã desta sexta-feira (31). A retirada dos tapumes marcou a liberação para a comunidade por volta das 7h.
Nesta quinta-feira (30), a empresa Araújo Construções fez a entrega oficial para os fiscais da secretaria de Infraestrutura, que aprovaram o recebimento da obra que tem como nome oficial Passarela Ângelo Antônio Zaboti. Nos próximos 10 dias o espaço para pedestres receberá uma faixa com piso podotátil especial. O material precisa ser fixado em uma superfície seca, o que não foi possível nos últimos dias por causa do tempo chuvoso.
Em virtude das medidas sanitárias em vigor, por causa da pandemia da Covid-19, a prefeitura decidiu abrir o local à comunidade sem formalidades.
Ciclistas poderão trafegar no espaço próprio, na parte onde o pavimento recebeu uma pintura em vermelho que representa uma ciclovia. Cadeirantes e pedestres irão circular no espaço ao lado. A passarela não é destinada aos motociclistas. Quem insistir em utilizar a nova travessia será flagrado pelas três câmeras de monitoramento e multado conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A obra
A passarela representou um investimento de R$ 3,6 milhões. A estrutura tem 143 metros de extensão e quatro metros de largura total – dois metros livres para a ciclofaixa e 1,5 metro livre para os pedestres e cadeirantes.
Os trabalhos tiveram início em março do último ano, quando a Araújo Construções, vencedora da licitação, começou a preparar o canteiro de obras. Logo em seguida começou a fixação das estacas e a construção das colunas e em 10 de março deste ano foram colocadas as primeiras vigas. Semanas depois a estrutura bruta ficou pronta, restando a colocação e concretagem das pré-lajes, montagem dos guarda-corpos, pintura e iluminação.