As recomendações do CER-Amurel foram estabelecidas com base na nova matriz de risco, regulada pela secretaria de Estado da Saúde, que baixou o índice da região de Gravíssimo para Grave.
Com base nas recomendações do Comitê Extraordinário de Saúde da Amurel, órgão legalmente constituído para analisar e recomendar ações referentes à pandemia do novo coronavírus, a prefeitura de Tubarão estabeleceu, através do Decreto Municipal Nº 5.150, publicado no final da tarde desta sexta-feira (24), novas medidas de combate à pandemia.
As recomendações do CER-Amurel foram estabelecidas com base na nova matriz de risco, regulada pela secretaria de Estado da Saúde, que baixou o índice da região de Gravíssimo para Grave. As recomendações tiveram a aceitação de todos os 18 municípios da Amurel.
O período de quarentena, onde medidas mais restritivas foram observadas, encerra à meia-noite desta sexta-feira (24). As medidas contidas no novo decreto passam a vigorar à zero hora de sábado (25).
O prefeito Joares Ponticelli, ao comentar as novas medidas, o fez reafirmando o comportamento que assumiu desde os primeiros dias de crise, qual seja, de basear suas ações nas recomendações dos técnicos da área da Saúde. “As novas medidas propostas seguem as recomendações do Comitê, que teve como base a nossa nova matriz de risco. São medidas um pouco mais brandas, mas, com o mesmo intuito de promover o distanciamento social, objetivando frear o contágio na nossa cidade”, frisa o prefeito.
As medidas que fazem parte do novo decreto foram apresentadas em videoconferências, para lideranças de alguns setores, que se comprometeram em contribuir com o cumprimento das regras. “É importante que nesse momento todos se comprometam com o cumprimento das medidas, haja vista que só as regras sanitárias e o isolamento social ali propostos, são ações com poder comprovado de diminuir o contágio”, argumenta Joares.
O novo decreto, que prevê, dentre outras ações, a reabertura do comércio e serviços, terá seu cumprimento fiscalizado pela Vigilância Sanitária municipal, que conta com o apoio de outros órgãos e forças policiais na tarefa. Para o descumprimento das medidas, estão previstas multas e outras penalidades. A força-tarefa, estabelecida em decreto para a fiscalização especial da quarentena, deixa de existir à meia noite desta sexta-feira (24).