Documento irá prever os objetivos de aprendizagem essenciais para o retorno das atividades presenciais
A Secretaria Municipal de Educação está elaborando currículo emergencial para reorganizar as atividades remotas e discutir os objetivos de aprendizagem para o retorno às aulas, que está previsto, conforme o decreto nº 724 do Governo do Estado de Santa Catarina, para o dia 7 de setembro. A elaboração conta com grupos de estudos de professores, equipe diretiva e os coordenadores do órgão municipal.
“Nós estamos finalizando o currículo emergencial com os objetivos de aprendizagem essenciais para colocar em prática já no mês de agosto. O documento reorganizará as aulas remotas e também o retorno das atividades presenciais. Além disso, estamos dando início ao currículo contínuo, que acrescentará os objetivos que não serão atingidos neste ano e os conteúdos para 2021”, explicou a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta.
Segundo a secretária, quando as aulas retornarem serão feitas avaliações diagnósticas para saber as necessidades dos estudantes. Cristiane ainda ressalta, que algumas medidas são alinhadas em conjunto com o Colegiado de Educação da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). “Em paralelo, já estamos realizando as licitações para os materiais de higiene, como máscaras, álcool em gel, entre outros”, completou.
Comitê
As Secretarias Municipais de Educação e Saúde, colégios particulares, universidades, Fórum de Educação e o Conselho Municipal de Educação de Criciúma (COMEC) montaram comitê para preparar um protocolo de retorno às aulas. O objetivo é discutir as medidas sanitárias e pedagógicas para as atividades presenciais na rede municipal de ensino.