A decisão foi tomada pelos atuais vereadores por meio de ofício assinado pelo presidente da Casa nesta segunda-feira (13)
Desde o ano de 2019, Lauro Müller discute o aumento do número de vereadores de nove para 11 representantes legislativos. Isso se dá pelo aumento de população no município e pela lei que determina que acima de 15 mil habitantes é possível ter até 11 vereadores. Com isso, as discussões sobre o assunto perduraram até esta segunda-feira (13), quando foi decidido permanecer com apenas nove vereadores.
O presidente da Câmara de Vereadores de Lauro Müller, Manoel Leandro Filho, o Nél, falou sobre a decisão. “Veio um ofício do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pedindo para o presidente informar quantos vereadores que queria que o município ficasse na próxima legislatura, se era com 11 ou com nove. Isso só cabia ao presidente assinar o ofício e dizer que temos mais de 15 mil habitantes e passaria para 11 vereadores. Mas achei melhor conversar com todos os vereadores e não tomar uma posição sozinho, até porque acho que é mais certo ficar com nove vereadores. Tivemos uma reunião com os nove vereadores e, por unanimidade, todos concordaram que ficasse com nove”, explicou.
Nél ainda destaca que para permanecer com nove vereadores é preciso mudar a Lei Orgânica do município. “Lauro Müller vai ter nove vereadores na próxima legislatura e vamos agora mexer na Lei Orgânica. É obrigatório mexer, porque senão iria ser 11 vereadores. Os vereadores já estão entrando com o projeto para mexer na Lei Orgânica e ficar com nove vereadores em Lauro Müller”, detalhou o presidente.
O presidente ainda comentou que a Lei Orgânica será mudada após o recesso da Casa. “O Ofício já foi feito na Câmara, eu assinei e mandei para o TRE dizendo que Lauro Müller vai ficar com nove vereadores. Nós vamos mexer na Lei Orgânica, mas mesmo assim já está decidido e será nove vereadores no município”, finalizou.