Saúde

Prefeitura abre credenciamento de novos leitos de UTI para atender os tubaronenses

O credenciamento prevê 360 diárias de UTI adulto, 180 de UTI pediátrica e outras 360 de enfermaria pós UTI.

Divulgação /Arquivo

Nesta quinta-feira (9), a Prefeitura Municipal de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), tomou novas providências em relação à situação da lotação máxima dos leitos de UTI na cidade. A fundação abriu credenciamento para novos leitos junto aos hospitais do município. O próximo passo, agora, passa pelas instituições aceitarem e cederem os mesmos para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.

Atualmente a realidade dos leitos do município é a seguinte: o Hospital Nossa Senhora da Conceição possui 17 leitos específicos para tratamento de Covid-19 para pacientes SUS, sendo 12 para adultos e 5 para crianças, e 8 leitos para atendimentos conveniados ou particulares. Já o Hospital Socimed possui 10 leitos habilitados para atendimento da doença, para pacientes que possuem convênios, ou de maneira particular.

Considerando a ocupação dos leitos de UTI, o crescimento dos casos, assim como a Avaliação do Risco Potencial para Covid-19, atualizado dia 8 de julho pelo Governo do Estado para situação gravíssima na região de Laguna, a medida foi tomada. Desta forma, buscando uma rápida solução para essa circunstância, o credenciamento abre a possibilidade para novas habilitações exclusivas para os moradores da Cidade Azul.

O credenciamento prevê 360 diárias de UTI adulto, 180 de UTI pediátrica e outras 360 de enfermaria pós UTI. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, o valor alocado para esse credenciamento é de mais de R$ 1.400.000,00. “Assim que o processo for finalizado, os tubaronenses que necessitarem de leitos de UTI ou enfermaria pós UTI, para tratamento de Covid, poderão se valer dessas diárias”, explica.

O prefeito Joares Ponticelli, que defende essa questão há algumas semanas, anunciou com alívio a medida. “Ficamos esperando pelo Estado, que deveria ser responsável por esses leitos, mas, até hoje, apenas 12 leitos de UTI adulto e 5 pediátricos foram credenciados no município e já estão totalmente ocupados. Após vencer a burocracia, agora estamos na fase final para adquirirmos mais essa condição aos tubaronenses”, enfatiza.

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Prefeitura realiza doação de terrenos para empresas e fomenta geração de empregos em Criciúma

Localizadas no Loteamento Industrial Vila Natureza, áreas foram destinadas para duas empresas. Objetivo é a geração de empregos e renda às famílias