Ele é um derivado do H1N1. Exames apontam que mais de mais de 30 trabalhadores da indústria de carne suína já foram infectados na China.
Um novo vírus da gripe foi identificado por cientistas chineses e classificado com potencial de gerar uma nova pandemia. Isso porque, nesta segunda-feira, dia 29, a identificação de um subtipo de vírus da gripe em porcos gerou alerta dos estudiosos, que consideram que medidas urgentes devem ser tomadas para evitar a proliferação em massa.
O estudo, publicado na revista científica “PNAS” foi feito por cientistas da Universidade Agricultural da China. Eles descreveram o vírus como um derivado do H1N1, que matou cerca de 250 mil pessoas no mundo em 2009.
O que mais preocupa os especialistas é que o vírus teria alta capacidade de infectar humanos. Exames de anticorpos feitos em trabalhadores da indústria da carne suína mostraram que 10% dos 338 trabalhadores já haviam sido infectados. O monitoramento de vírus em porcos faz parte de um trabalho de rotina da vigilância em gripe na China.
Com informações do site TNSul