Paralisado desde o fim da primeira fase, em março, estadual será o primeiro a voltar no Brasil.
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) confirmou nesta terça-feira a retomada do campeonato estadual para o dia 8 de julho, quase quatro meses depois da paralisação em razão da pandemia de coronavírus. Será a primeira competição a voltar com os jogos no futebol brasileiro.
A data escolhida para a volta da competição acontece três dias depois do prazo final determinado pelo Governo de Santa Catarina no decreto que proíbe atividades da Fesporte e também de eventos privados, como o Catarinense, até 5 de julho. Nesta semana, a cartilha com recomendações sanitárias elaborada pelo COES (Centro de Operações em Emergência em Saúde) foi disponibilizada aos clubes.
“É importante ressaltar que o retorno está completamente atrelado ao cumprimento das normas de saúde e segurança no dia a dia dos clubes e na realização das partidas. Todos estão comprometidos em desempenhar um trabalho rígido visando garantir as condições ideais para a execução das atividades”, diz o comunicado no site da FCF.
A fórmula do Catarinense será mantida até a disputa do título que, a princípio, vai acontecer em 26 de julho. O estadual foi paralisado em 16 de março, um dia após o fim da primeira fase. A competição será retomada a partir das quartas de final e prevê ainda semifinal e final, além de duas partidas que definirão o time rebaixado à Série B de 2021.
A volta aos treinos presenciais
O Brusque foi o primeiro clube catarinense a retomar as atividades em campo após a liberação do Governo. A reapresentação do elenco quadricolor ocorreu no dia 14 de maio, dois meses depois da paralisação do estadual. Figueirense, Avaí, Juventus, Joinville e Chapecoense também já retornaram aos trabalhos. Até o momento, Concórdia, Criciúma, Marcílio Dias e Tubarão mantêm a quarentena.
Desde a retomada dos treinamentos presenciais, os clubes têm testado jogadores para Covid-19 e foram detectados poucos casos entre atletas profissionais, membros da comissão técnica, funcionários e familiares de jogadores.
Os duelos
O Avaí terminou a primeira fase na liderança, seguido de Brusque, Figueirense, Marcílio Dias, Criciúma, Juventus, Joinville, Chapecoense, Concórdia e Tubarão – os dois últimos disputam o mata-mata do rebaixamento.
Confira a tabela dos primeiros jogos da fase de mata-mata da competição, que será reiniciada nas quartas de final:
Ida:
08/7 – Quarta-feira
Criciúma x Marcílio Dias | 19h
Chapecoense x Avaí | 21h30
09/7 – Quinta-feira
Juventus x Figueirense | 18h30
Joinville x Brusque | 21h
Volta:
11/7 – Sábado
Marcílio Dias x Criciúma | 19h
12/17 – Domingo
Avaí x Chapecoense | 16h
Figueirense x Juventus | 18h30
Brusque x Joinville | 21
Recomendações sanitárias – sem torcida
O Governo de Santa Catarina concluiu a cartilha com as recomendações sanitárias para o retorno do futebol profissional no Estado. O material é direcionado aos empreendedores, colaboradores, autoridades de saúde e população e apresenta as medidas que devem ser tomadas para o enfrentamento da disseminação da Covid-19.
A cartilha orienta sobre higienização, manutenção do distanciamento e o comportamento sanitário necessário. Entre as orientações está suspender a presença de público no local dos jogos.
Medidas Gerais
a. Autorizar os treinos com bola;
b. Priorização de trabalho remoto para os setores administrativos, quando possível;
c. Utilizar máscaras por todas as pessoas durante todo o período de deslocamento para o estádio, hotel e paradas obrigatórias;
d. Divulgar, em local visível, e nos veículos de transporte, as informações de prevenção à COVID19 para este ramo de atividade; e. As viagens de ônibus devem ser exclusivas para os jogadores e staff do jogo. Cada jogador que viaje no ônibus, deve se sentar sozinho em poltrona dupla e utilizando uma máscara por todo o trajeto. Evitar conversas entre o grupo;
f. O ônibus deve ser previamente higienizado e não deve haver contato com o motorista. Preferencialmente, utilizar ônibus com saída e entrada independentes para os passageiros e o motorista;
g. Disponibilizar álcool 70% nos veículos de transporte para os jogadores e staff do jogo, como também nas instalações do Clube e do estádio, inclusive campo de treino, para higienização das mãos;
h. Quando houver necessidade de paradas durante a viagem, nos aeroportos, nos hotéis, restaurantes, vestiários ou alojamentos, evitar aglomeração de pessoas;
i. Intensificar a higienização das mãos com água e sabão ou álcool a 70%;
j. Atividades de recuperação (crioterapia e contrastes) devem ser realizados individualmente e respeitando procedimentos de higiene e limpeza antes e depois da utilização de equipamentos e utensílios;
k. Nos jogos:
l. Suspender a roda pré e pós jogo de confraternização e aquecimento;
Com informações de Globo Esporte