Geral

Governo de Lauro Müller decreta Situação de Emergência por conta de estiagem

Sem chuvas, a captação e distribuição de água potável fica comprometida.

Divulgação/Prefeitura de Lauro Müller

O Governo de Lauro Müller decreta nesta segunda-feira (1) Situação de Emergência em todo o município por conta da estiagem prolongada. Sem chuvas, a captação e distribuição de água potável fica comprometida. O decreto 88/2020 regra a proibição de uso para atividades específicas, com objetivo de evitar consumo desregrado e desperdícios.

Por força do decreto, fica proibido durante o período de estiagem, o uso de água tratada e canalizada em atividades promotoras de desperdício, como lavagem de carros, muros, calçadas, passeios públicos e pátios de imóveis, além de irrigação de gramados e jardins. A proibição alcança, ainda, o resfriamento de telhados com umectação e umectação de vias públicas, exceto quando a fonte for o reuso de águas residuais tratadas.

Para fins do decreto será considerado período de estiagem todo período em que haja comunicação oficial da Casan sobre intermitências no abastecimento devido aos períodos sem chuva. Esse período acaba com a comunicação oficial sobre a normalização dos níveis nos reservatórios.

Atividades de uso da água quando seja indispensável para a segurança pública ou para a saúde, especialmente nas ações de combate ao COVID-19 e atividades comerciais, como lavação de veículos, em que se utilize hidrojato estão fora do decreto. Em caso de descumprimentos do decreto, bem como denúncias sobre desperdício dos recursos hídricos, os telefones 3464-3299 ou 98446-6971 estão disponíveis para denúncias.

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Governo sanciona Lei que autoriza farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica contra a mulher

Ao receberem a denúncia, os atendentes devem comunicar imediatamente às autoridades competentes

Coronavírus em SC: Governo anuncia liberação com regras de cultos religiosos, shoppings, restaurantes e academias

A fiscalização dessas medidas, que valem enquanto durar a pandemia, ficará a cargo da vigilância sanitária e das equipes de segurança pública.

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.