Número de pacientes internados em Santa Catarina é de 120, sendo que existem 1.210 leitos no Estado.
Santa Catarina foi um dos primeiros estados a colocar em prática as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus, saindo na frente de outras unidades da federação. Tanto que no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o Estado está em 13º lugar em número de casos.
No Hospital São Donato, de Içara, há dias, a unidade mantém ocupação zero para os leitos destinados ao tratamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de coronavírus e é reflexo das medidas de isolamento social e adequação de algumas realidades por parte dos catarinenses.
De acordo com o diretor administrativo do hospital, Júlio César De Luca, isso acontece graças a um planejamento estadual. “Santa Catarina se antecipou em muitas medidas, assim como Içara foi uma das primeiras cidades da região a determinar o uso de máscara. As ações de prevenção fizeram com que a população criasse novos hábitos e permitisse uma realidade diferenciada ao restante do país”, indicou.
Já o Hospital São José, de Criciúma, conta com 102 leitos de enfermaria disponíveis para o tratamento de coronavírus. Destes leitos, apenas 18 estão ocupados. E dos 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), existem seis pessoas internadas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, essa redução em ocupação de leitos, se dá por conta da colaboração da população. “As medidas antecipadas fizeram toda a diferença, porém, a adaptação da população ao momento foi algo salutar. As pessoas estão compreendendo o recado, ficando em casa, usando máscaras, mas, enquanto tivermos um único caso, estaremos atentos a tudo isso”.
De acordo com o Casagrande, é possível olhar positivamente para o futuro. “Isso é algo muito positivo, fruto de diversas estratégias que foram colocadas em prática. É possível ter esperança”.
Número de recuperados é expressivo
Mesmo o Sul de Santa Catarina contabilizando o maior número de mortes por coronavírus (26) e sendo a segunda região com o maior número de casos confirmados (1.093), o número de pessoas que foram contaminadas e se recuperaram é expressivo.
Segundo o governo de Santa Catarina, foram contaminadas 7.016 pessoas pelo vírus, desde número, 4.101 pessoas já estão recuperadas. Outras 2.915 estão com doença ativa, e contabiliza-se 121 óbitos.
No Estado, são 1.210 leitos de UTI. Deste número, 120 estão ocupados por pacientes infectados pelo Covid-19, 626 por outras patologias, e 464 disponíveis para os catarinenses.
Até o fechamento desta edição, segundo atualização na Região Carbonífera, que corresponde há 12 municípios, são 549 casos confirmados e 332 curados, já no Extremo Sul catarinense, que equivale a 15 municípios, são 206 confirmações, sendo 101 pacientes já recuperados da doença.
Com informações do site TNSul