Geral

Poucos pacientes de coronavírus nas UTIs da região

Número de pacientes internados em Santa Catarina é de 120, sendo que existem 1.210 leitos no Estado.

Divulgação

Santa Catarina foi um dos primeiros estados a colocar em prática as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus, saindo na frente de outras unidades da federação. Tanto que no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o Estado está em 13º lugar em número de casos.

No Hospital São Donato, de Içara, há dias, a unidade mantém ocupação zero para os leitos destinados ao tratamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de coronavírus e é reflexo das medidas de isolamento social e adequação de algumas realidades por parte dos catarinenses.

De acordo com o diretor administrativo do hospital, Júlio César De Luca, isso acontece graças a um planejamento estadual. “Santa Catarina se antecipou em muitas medidas, assim como Içara foi uma das primeiras cidades da região a determinar o uso de máscara. As ações de prevenção fizeram com que a população criasse novos hábitos e permitisse uma realidade diferenciada ao restante do país”, indicou.

Já o Hospital São José, de Criciúma, conta com 102 leitos de enfermaria disponíveis para o tratamento de coronavírus. Destes leitos, apenas 18 estão ocupados. E dos 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), existem seis pessoas internadas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, essa redução em ocupação de leitos, se dá por conta da colaboração da população. “As medidas antecipadas fizeram toda a diferença, porém, a adaptação da população ao momento foi algo salutar. As pessoas estão compreendendo o recado, ficando em casa, usando máscaras, mas, enquanto tivermos um único caso, estaremos atentos a tudo isso”.

De acordo com o Casagrande, é possível olhar positivamente para o futuro. “Isso é algo muito positivo, fruto de diversas estratégias que foram colocadas em prática. É possível ter esperança”.

Número de recuperados é expressivo

Mesmo o Sul de Santa Catarina contabilizando o maior número de mortes por coronavírus (26) e sendo a segunda região com o maior número de casos confirmados (1.093), o número de pessoas que foram contaminadas e se recuperaram é expressivo.

Segundo o governo de Santa Catarina, foram contaminadas 7.016 pessoas pelo vírus, desde número, 4.101 pessoas já estão recuperadas. Outras 2.915 estão com doença ativa, e contabiliza-se 121 óbitos.

No Estado, são 1.210 leitos de UTI. Deste número, 120 estão ocupados por pacientes infectados pelo Covid-19, 626 por outras patologias, e 464 disponíveis para os catarinenses.

Até o fechamento desta edição, segundo atualização na Região Carbonífera, que corresponde há 12 municípios, são 549 casos confirmados e 332 curados, já no Extremo Sul catarinense, que equivale a 15 municípios, são 206 confirmações, sendo 101 pacientes já recuperados da doença.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

UTIs na Amurel: Beto lança ideia de aquisição de leitos através do CIS-Amurel e prefeitos aprovam

Mesmo sendo obrigação do Governo do Estado a disponibilização de UTIs, a Amurel chamará a responsabilidade para ter mais um suporte no salvamento de vidas.

PRF prende quadrilha especializada em furto de roupas em shopping centers na região de Tubarão

Os suspeitos confessaram que furtaram as roupas de lojas da região no final de semana e estavam indo vender as roupas em Tubarão.

Governo do Estado disponibiliza 3,9 mil leitos clínicos para pacientes com Covid-19

Além disso, o Estado conta atualmente com 1.077 leitos de UTI, entre neonatais, adultos e pediátricos.

Novo heliponto de Criciúma irá auxiliar no transporte de pacientes e órgãos para transplantes

O projeto tem previsão para iniciar o funcionamento em 2025, e será um suporte para o principal hospital da cidade