Geral

Salada, uma refeição colorida e nutritiva

Uma saladinha é uma ótima pedida para as refeições. Ajuda a desintoxicar o organismo e pode ser muito saborosa, basta ter criatividade e variar os alimentos usados.

As verduras e legumes são alimentos que possuem vitaminas e sais minerais que auxiliam no melhor funcionamento do organismo. A sensação de saciedade proporcionada pelas fibras segura à fome e evita o consumo de alimentos não saudáveis.

Deixar a salada mais atrativa e saborosa não é difícil. Segundo o aposentado Vilson Ronconi, que tem como hobbie cozinhar, alguns alimentos podem ser acrescentados para deixar o prato mais gostoso e nutritivo. “Pode ser acrescentado grãos, carnes magras, temperos naturais e molhos leves”, conta.

A dica principal que Ronconi dá é: Quanto mais colorida melhor. “Além de um bonito visual despertar o apetite, os nutrientes estão na cor”.

A nutricionista Bianca Oliveira explica melhor o valor nutricional de cada cor. “Os alimentos verdes tem clorofila, que auxilia na oxigenação das células, estimulando a queima de calorias. Os vermelhos têm o licopeno  que, associado à vitamina C, tem ação antioxidante. Os amarelos e laranjas são cheios de betacaroteno e de pró-vitaminas, que estimulam a queima de gordura”.

Azeite de oliva deixa o prato ainda mais saudável, e faz bem ao coração. Frutas também são excelentes acompanhamentos para saladas. Pedaços de manga, abacaxi ou maçã dão um toque agridoce ao prato sem pesar nas calorias.

Portal Satc – Flávia Bortolotto