Um primeiro semestre produtivo. Esta é a avaliação do presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça Ademar Bertan com relação aos primeiros seis meses de trabalhos do Legislativo fumacense.
As sessões serão retomadas na próxima segunda-feira (5), a partir das 18h30min, depois do tradicional recesso de julho.
Ao todo foram 144 indicações feitas pelos nove vereadores, além de sete projetos de iniciativa do próprio Legislativo, 14 do Executivo e outras cinco leis complementares também de iniciativa do prefeito Agnaldo Maccari, todos aprovados pelos vereadores. “Foi um semestre positivo. Há uma boa relação entre os próprios vereadores e também com o prefeito. Todos estão preocupados com a nossa cidade, prova disso são as muitas indicações e projetos discutidos, que visam o desenvolvimento de Morro da Fumaça”, salienta Bertan.
Entre os projetos aprovados no primeiro semestre está a autorização para que o Executivo faça empréstimo de R$1,4 milhão com o BADESC.
Outro projeto importante votado e aprovado foi o convênio de R$429 mil com o Hospital de Caridade São Roque.
Outro ponto positivo registrado nestes primeiros seis meses foi a participação maciça da comunidade nas sessões. “Percebemos um grande interesse dos fumacenses nos assuntos relacionados ao município, prova disso é o plenário da Câmara que quase sempre está cheio”, destaca.
Sessão Itinerante
Uma novidade no Legislativo fumacense são as sessões itinerantes.
A primeira aconteceu no mês de junho, em Linha Torrens, e foi aprovada pela comunidade. O projeto continuará no segundo semestre quando os vereadores irão até outros bairros do município.
“Nossa intenção é mostrar o trabalho dos vereadores a comunidade. A participação do público na Câmara está ótima, mas queremos levar o Legislativo também até aqueles que não podem ir na Câmara” ressalta o presidente.
Números da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça no primeiro semestre:
Indicações: 144;
Requerimentos: 159;
Moções de Aplauso: 33;
Moção de Apoio: 01;
Projetos de lei de iniciativa do Poder Legislativo: 07;
Projetos de lei de iniciativa do Poder Executivo: 14;
Projetos de lei complementar de iniciativa do Poder Executivo: 05;
Decretos Legislativos: 02;
Resoluções: 12;
Portarias: 02;
Ofícios circulares: 05;
Pedidos de informação: 08;
Ofícios expedidos: 289.
Colaboração: Marciano Bortolin