Decisão foi tomada pela coordenação diocesana de pastoral após reunião
A Diocese de Criciúma, por meio do Bispo Dom Jacinto Inacio Flach, informou que as missas e atividades com a presença física dos fiéis seguem suspensas. A decisão foi tomada após reunião os padres que compõem a coordenação diocesana de pastoral que ouviu profissionais da área da saúde e também algumas lideranças.
No dia 5 de maio uma nova reunião será realizada para definir como serão realizadas as atividades religiosas. Por enquanto, o Bispo pede que os fiéis continuem em oração e que acompanhem as missas pela internet e pelos meios de comunicação.
Confira a nota na íntegra:
“Caros irmãos e irmãs
Considerando a nota do Governo do Estado de Santa Catarina sobre a reabertura das igrejas e a volta de missas com a presença física dos féis; Considerando a portaria da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina que regulamenta esse retorno; Considerando a reunião com os padres que compõem a coordenação diocesana de pastoral, ouvindo profissionais da área da saúde e também ouvindo algumas de nossas lideranças leigas. Comunicamos que nossas missas e atividades com a presença física dos fiéis devem permanecer suspensas. No dia 5 de maio de 2020, haverá uma nova reunião e daremos um novo parecer, sempre visando o melhor para todos os nossos fiéis.
De igual maneira exorto aos nossos padres, bem como a todo o povo de Deus, a permanecermos firmes na oração. Nossas igrejas na medida do possível e obedecendo as normas sanitárias devem permanecer abertas para a oração individual dos fiéis. Continuemos com nossas transmissões de missas, celebrações, momentos de oração, formações, via rádio, TV e pelas redes sociais. Sejamos solidários e presentes junto as famílias que sofrem a perda
de seus entes queridos, na medida do possível, seguindo as normas sanitárias atendamos nosso povo, e procuremos, com os devidos cuidados, deixar nossas secretarias paroquiais abertas.
Por fim exorto a todos a estarem muito atentos as famílias necessitadas. A Igreja tem a missão de ser para todas as famílias presença solidária e caritativa. Motivemos de todas as maneiras o cuidado e a assistência aos mais pobres. Somos convocados a sermos uma Igreja Samaritana.
Assim estaremos unidos na fé, esperança e caridade.
Dom Jacinto Inacio Flach
Bispo Diocesano”