Profissionais da saúde realizaram coletas no município na tarde desta segunda-feira (20)
A Secretaria de Saúde de Criciúma iniciou a aplicação de testes rápidos aleatórios na tarde desta segunda-feira (20). Após um período de treinamento, profissionais da saúde estiveram em diversos bairros do município para realizar coletas de amostras.
Durante a semana, os testes serão aplicados em macrorregiões de Criciúma, como Centro, Próspera, Rio Maina, Pinheirinho, Quarta Linha e Santa Luzia. Após o recolhimento, a amostragem será encaminhada ao Laboratório Municipal, onde sairão os resultados de casos positivados ou negativados da Covid-19.
O projeto de pesquisa elaborado foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unesc, reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep)/Ministério da Saúde. Segundo o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, o desempenho do trabalho inicial foi satisfatório. “Diversos profissionais da área da saúde estão envolvidos nessa pesquisa, que tem por intuito facilitar a aplicação de atividades no combate ao novo Coronavírus. Tivemos um dia de bastante trabalho, que trará frutos positivos para nossa cidade”, destacou o responsável pela pasta.
Os principais objetivos da pesquisa são verificar associações entre variáveis demográficas e positividade para Covid-19, avaliar o perfil epidemiológico da população estudada e identificar associação com comorbidades e morbidade com o exame aplicado. “Seguiremos firmes com esse intuito. Estamos com um projeto bem estruturado e excelentes profissionais participando. Nessa linha teremos resultados que nos ajudarão muito em ações futuras”, finaliza Casagrande.