Geral

‘O tempo que temos para nos preparar melhor é agora’, diz Ministro da saúde sobre o isolamento social

A preocupação de Luiz Henrique Mandetta é não sobrecarregar o SUS e ganhar tempo de estruturar melhor o sistema para atender à demanda de pacientes com coronavírus.

Divulgação

O Ministério da Saúde promoverá reuniões durante a semana com as secretarias estaduais e municipais de saúde para traçar planos que contemplem a saúde e a economia ao mesmo tempo, de forma sincronizada no combate ao coronavírus.

O momento de isolamento social se faz necessário para que o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha tempo de preparar melhor a estrutura e os profissionais de saúde, o que deve ajudar a reduzir os casos de pessoas infectadas e, principalmente, óbitos.

“O tempo que nós temos para nos prepararmos melhor é agora. Temos que regularizar o abastecimento correto dos Equipamentos Individuais de Proteção (EPIS) para os profissionais de saúde, caso contrário vamos rapidamente perder força de trabalho e teremos muita dificuldade. Agora temos que poupar o sistema de saúde e não sobrecarregá-lo”, ponderou Mandetta.

Durante a semana, a pasta observará e alinhará os parâmetros conforme a necessidade de cada estado para que economia e saúde andem juntos.

“Onde for preciso apertar ou afrouxar mais nós faremos, mas sempre juntos. Vamos com ética, disciplina e foco. Estou com os cabeças brancas da medicina andando comigo. Agora é hora de unir todo mundo, vamos ter dias difíceis, mas podemos amenizá-los muito”, concluiu o ministro.

Com informações do site Notisul

Notícias Relacionadas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Unibave renova período de isolamento social por mais sete dias

O atendimento ao público segue pelas plataformas digitais, por tempo indeterminado

Governo lança guia com dicas de saúde mental para período de isolamento social

A psiquiatra Caroline Galli Moreira preparou um guia onde propõe ações para o período de quarentena.

Governador e secretário da Saúde reforçam necessidade de isolamento social após aumento de casos de Covid-19

Segundo o governador, não é momento de relaxar, pois o vírus segue circulando e com um aumento significativo de casos nas últimas semanas.