Geral

Braço do Norte adquire mil kits de teste rápido para Covid-19

A aquisição dos kits, que custarão cerca de R$ 90 mil, recursos próprios do Município, faz parte de uma medida adotada para o planejamento dos próximos meses.

Divulgação

Braço do Norte está adquirindo 1.000 (mil) kits de teste rápido para o Covid-19 (Coronavírus). A intenção, de acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, é a identificar os casos com mais agilidade e promover uma maior rastreabilidade da doença no Município.

A aquisição dos kits, que custarão cerca de R$ 90 mil, recursos próprios do Município, faz parte de uma medida adotada para o planejamento dos próximos meses. “Braço do Norte tem urgência em detectar os casos, por isso, a aquisição vai dar agilidade ao diagnóstico dos casos suspeitos e, claro, também é uma reserva para o controle da doença nos próximos meses”.

Conforme o prefeito, que entrou em contato diretamente com a empresa fornecedora na noite desta sexta-feira, 27, para saber informações precisas sobre a eficácia dos kits, a exatidão dos testes é de 93 a 98%. “Leva-se 15 minutos para obter o resultado e eles chegam em 15 a 20 dias”, explicou. “Não temeremos, em nenhum momento, em voltar atrás das nossas decisões, se assim for necessário. Para nós, a saúde da população está sempre em primeiro lugar”, completou.

A aquisição também teve o aval do Comitê de Gerenciamento, formado por representantes da Prefeitura, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Ordem dos Advogados do Brasil, Corpo de Bombeiros e Hospital Santa Teresinha (HST).

Para o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingo Arent, a aquisição será muito importante para reforçar as medidas já tomadas pelo Município como o Alô Braço do Norte e o Centro de Triagem. “Temos adotado todas as melhores medidas identificadas no combate à doença para aplicar em Braço do Norte e reduzir o impacto da pandemia”, encerrou.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

Em três meses, PGE atuou em cerca de 270 ações judiciais e emitiu 36 pareceres jurídicos sobre Covid-19

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atuou de forma judicial e administrativa para dar suporte às decisões do Poder Executivo e garantir o cumprimento das determinações para conter o avanço do novo coronavírus no Estado.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.