Geral

Regularização Fundiária de Lauro Müller tem plataforma digital para acelerar processos

Posta em prática, a plataforma unifica o cotidiano organizacional, pondo o acesso de todas as etapas do processo numa única ferramenta, auxiliando no controle de cada demanda.

Divulgação

O Programa de Regularização Fundiária de Lauro Müller tem, desde fevereiro, a implementação da plataforma de Tecnologia de Assessoramento Remoto de Serviços (TARS), ferramenta digital que organiza e automatiza todo o processo, do protocolo de documentos até a emissão da matrícula.

A plataforma é acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet e é usado pela Comissão de Regularização Fundiária para interagir ao máximo com todo o processo de regularização fundiária. Lauro Müller foi escolhida entre 80 cidades catarinenses para ter a essa ferramenta subsidiada pela Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina (ADEHASC), empresa licitada para executar o programa no município.

Posta em prática, a plataforma unifica o cotidiano organizacional, pondo o acesso de todas as etapas do processo numa única ferramenta, auxiliando no controle de cada demanda. O programa de Reurb no município já se aproxima das mil famílias em adesão, ultrapassando a meta inicial estipulada pelo Poder Público municipal. E, para dar celeridade, a TARS é fundamental.

De acordo com a ADEHASC, o uso da plataforma é adotada para simplificar o compartilhamento de documentos, sendo que todos os agentes envolvidos no programa de Reurb tenham acesso ao material dos processos, processados pela empresa. Para isso será criado um e-mail único, mas de acesso coletivo, que disponibilize acesso a um drive – compartilhamento remoto, onde todos os processos ativos estarão divididos por bairros. Assim, tudo que for inserido ou modificado será conhecido por todos os envolvidos.

Batizado de “Lauro Müller, Minha Terra”, o Programa de Regularização Fundiária (Reurb) vai regularizar a posse definitiva de imóveis, garantindo ao proprietário direitos como a matrícula do imóvel, a sucessão (transferência para filhos) além de facilitar o processo de financiamentos diversos. Todo o processo tem trabalhos mútuos de parceria entre o Governo do Município, a ADEHASC e o Cartório de Imóveis de Lauro Müller, num trabalho conjunto que já rendeu os primeiros resultados positivos.

O programa está sendo realizado nas comunidades de Morro da Palha, Alto Cairú, região do Distrito de Barro Branco (Mina Nova, Rio Bonito e Km 01), Amaral Rádio, Amaral 1º e Itanema. O processo de regularização está concluído no Morro da Palha, com trabalhos de levantamento topográfico e organização de documentos já finalizado no Alto Cairú. No final do mês de fevereiro, os bairros de Bela Vista e Santa Bárbara também teve a realização de audiências públicas para adesão de novas demandas.

O programa tem duas faixas de valores pagos pelos proprietários. A primeira é direcionada para famílias que ganham até um salário mínimo no grupo (somados todos os rendimentos dos membros), onde essa classe receberá a escritura do imóvel gratuitamente. A segunda faixa é para quem ganha de um a cinco salários mínimos no grupo, que deixa de pagar as taxas e cobranças cartoriais e a escritura custará em torno de R$ 1.200,00, divididos em até 20 vezes, com pequeno acréscimo. Os proprietários podem optar ou não pelo programa, a adesão é por opção individual.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

“A verdade, o quanto antes”: Governador Moisés pedirá agilidade nas investigações envolvendo processo de compra de respiradores

O governador falou sobre a decisão da justiça de encaminhar o processo que apura o procedimento de compra de respiradores pelo Governo do Estado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Processo de licitação do novo Centro de Saúde deve ser lançado nos próximos dias em Tubarão

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde ressalta que com a iniciativa, a prefeitura pretende aproximar os serviços da saúde da população.

Mais de 70 famílias serão beneficiadas com a regularização fundiária em Siderópolis

Os moradores que desejam participar do programa devem procurar a Secretaria de Habitação para mais esclarecimentos.

Lauro Müller faz cadastramento diferenciado para seguir com programa de Regularização Fundiária

A adesão será feita por convite individual e horário previamente agendado para evitar aglomerações