Nesta edição, o foco do mutirão foram processos que envolvem cooperativas de crédito. Quase 200 audiências foram agendadas para o período.
Para oferecer uma forma de solução dos conflitos através do diálogo, a Unidade Regional de Direito Bancário do Litoral Sul Catarinense, anexa à comarca de Meleiro, promoveu nesta semana um mutirão de conciliação. Nesta edição, o foco do mutirão foram processos que envolvem cooperativas de crédito. Quase 200 audiências foram agendadas para o período.
Segundo o juiz Marciano Donato, titular da unidade, as audiências, em pauta dupla e com intervalos de 15 minutos, possibilitam um ambiente propício para a exposição de propostas conciliatórias entre as partes e as instituições financeiras. “Os processos são incluídos a pedido da instituição, que já está interessada em fazer acordo e já vem com propostas diferenciadas e mais atrativas”, explica o juiz. Ainda segundo o magistrado, a intenção é possibilitar a aproximação e conversa entre as partes e buscar a resolução das questões por meio da conciliação para, com isso, reduzir o acervo processual da unidade.
A Unidade de Direito Bancário, que completará três anos de instalação em abril deste ano, recebe em média 600 processos por mês. A comarca de Meleiro possui atualmente mais de 17,5 mil processos, e mais de 15 mil são da unidade bancária. O mutirão aconteceu até o final da tarde da última quarta-feira (4/3), no Fórum da comarca de Criciúma, escolhido pela localização estratégica e também por ser uma das comarcas abrangidas pela Unidade de Direito Bancário, que também recebe processos oriundos das comarcas de Içara, Forquilhinha, Meleiro e Urussanga. O próximo mutirão de conciliação da unidade deve acontecer em três meses.