Geral

Inscrições para o Prouni podem ser realizadas até sábado

Estudantes que tenham realizado o Enem podem concorrer a bolsas de estudo de 100% na Unesc.

Divulgação

Após ter suspendido o início das inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos), o MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta terça-feira (28/1), que os candidatos a bolsas de estudo em instituições de ensino superior poderão se inscrever até sábado (1º/2). O Programa, que usa a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em seu processo seletivo, concede bolsas de estudo para pessoas que concluíram o Ensino Médio na rede particular (com bolsa integral) ou na rede pública. Na Unesc, os aprovados pelo Prouni recebem bolsa de estudo de 100%.

A suspensão das inscrições para o Prouni havia sido definida pelo MEC por causa da suspensão na Justiça da divulgação do resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), após erro na correção do Enem de 2019.

O candidato que tenha interesse em ingressar em uma das graduações oferecidas pela Unesc deve fazer sua inscrição até sábado no site do Programa (http://siteprouni.mec.gov.br/). O Programa do Governo Federal já beneficiou, desde sua criação até o segundo semestre de 2018, mais de 2,47 milhões de estudantes, sendo 69% com bolsas integrais.

As regras para participação, conforme a assistente social da Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) da Unesc, Lutiele da Silva Ghelere, definem ainda que somente poderão se inscrever no Prouni para concorrer a bolsa integral os candidatos que desejarem ingressar na primeira graduação e tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Ainda de acordo com Lutiele, são muitas as opções oferecidas e que podem transformar a realidade do novo aluno. “A Unesc oferta o Prouni nos mais variados cursos, com a certificação de uma universidade reconhecida pela sua excelência. Ao concorrer a uma vaga é extremamente importante que o candidato fique atento a todas as chamadas do Programa, inclusive na Lista de Espera”, acrescenta.

A lista dos candidatos pré-selecionados, estará disponível na página do Prouni no dia 4 de fevereiro, em primeira chamada, e no dia 18 de fevereiro, com a segunda chamada.

Opções diferenciadas

Os candidatos que buscam uma bolsa de estudos, mas não se enquadram nos requisitos do Prouni, podem ser beneficiados conforme o seu desempenho no Enem. Para isso, a Unesc oferece descontos em cursos nas modalidades presencial e a distância que têm como um dos critérios, a nota no exame.

Dessa maneira, os estudantes que realizaram o Enem em 2019 e estiverem ingressando em seu primeiro curso poderão receber 15% de desconto quando atingido até 699 pontos na prova ou 20% caso tenham tirado 700 pontos ou mais na nota final do Enem. Estes descontos são válidos para cursos presenciais e o benefício se estenderá durante toda a graduação.

Pela nota do Enem, os calouros da Unesc dos cursos EAD (Ensino a Distância) poderão receber 15% de desconto no primeiro semestre da graduação – caso tenham atingido o mínimo de 450 pontos e estarem ingressando na primeira graduação.

Mais informações sobre os descontos podem ser obtidas com o Setor Comercial da Unesc, pelo e-mail comercial@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-4500.

Colaboração: Comunicação UNESC

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Painel desenvolvido com apoio da Fapesc recebe inscrições para projetos sociais e de retomada econômica em SC

Com o sistema, será possível acompanhar todo o percurso do dinheiro até o impacto social do investimento. A intenção é, além de incentivar a solidariedade, dar mais transparência às doações durante a pandemia.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Tráfego na Serra do Rio do Rastro será liberado a partir das 12h de sábado nos finais de semana de agosto

A alteração no trânsito seguirá até o fim da obra, prevista para maio de 2021, e é necessária para garantir a segurança dos usuários da SC-390 durante o período de intervenções.