Política

Eleições 2020: “Acredito que a vez agora é do PSDB”, afirma presidente do partido sobre disputa pelo Executivo

O presidente do partido, Lucas Canever Librelato, conversou com a Redação do Sul In Foco e falou dos objetivos do PSDB

Letícia de Oliveira/Sul In Foco

No dia 4 de outubro deste ano ocorrem as eleições municipais para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de cada cidade do país. Os partidos de Orleans já estão se preparando para a disputa e o Sul In Foco conversou com cada presidente para saber as novidades. Na segunda matéria desta série de reportagem, o presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Lucas Canever Librelato falou dos objetivos do partido.

Apoio do atual governo, o PSDB tem eleito o vice-prefeito Mário Coan. Para as eleições de 2020 o partido pretende continuar com a coligação com o MDB, mas espera lançar o nome do candidato a prefeito. O presidente do partido falou sobre o assunto.

“O PSDB se preparou ao longo desses quatro anos e temos uma parceria e uma coligação que vem dado certo junto ao MDB. Acredito que o caminho tanto do MDB quanto do PSDB é continuar essa parceria. Eu acredito que a vez agora é do PSDB, desde que o partido tenha um candidato que reúna as qualidades e as condicionantes para ter um candidato a prefeito. O PSDB tem um grande time e bons candidatos e acredito que o partido tem todas as condicionantes para estar na majoritária buscando uma cabeça de chave”, comentou Lucas.

Sobre os nomes disponíveis para a disputa do Executivo, Lucas ressaltou que seu nome está à disposição do partido para ser candidato a prefeito em Orleans. “Eu me coloco à disposição do partido para ser um pré-candidato a prefeito. É óbvio que podem haver outros candidatos, não vejo nada de errado nisso. Quem tem disposição e se acha credenciado e preparado tem que colocar o seu nome à disposição. O meu nome já, há um ano, falei que está à disposição”, conta o presidente.

Como o MDB pretende tentar a reeleição com Jorge Koch, Lucas comenta que os partidos precisam conversar e escolher os melhores candidatos. “Quem se sente preparado tem que sempre buscar os seus objetivos. O PSDB está preparado, tem os candidatos, eu sou um deles. No PMDB o Jorge está fazendo uma boa administração e isso automaticamente lhe credencia para ser um candidato para a reeleição. Acredito que as duas executivas têm que sentar e conversar e ver aquilo que é melhor para o município. Eu sempre falo que não podemos pensar o que é melhor para os nossos partidos. Não é uma busca para se perpetuar no poder, mas é para buscar que continue uma administração eficaz para o município. O caminho natural é o PSDB e o MDB estarem juntos. Mas quem vai na cabeça e quem vai de vice é uma questão que a gente tem que conversar. Não vamos fazer disso uma guerra para que o município não perca”, ressalta.

Para a disputa do Legislativo, o presidente destaca que o partido está em busca dos candidatos a vereador e que ainda não há nenhum nome confirmado. “Quando começa a buscar candidatos a vereador se lista vários nomes, mas até que eles virem uma candidatura tem uma lacuna muito grande. Há muitas pessoas com medo, falta de coragem por achar que não é possível se eleger. Então é difícil falar em nomes. O PSDB tem uma lista de oito a dez nomes de possíveis candidatos a vereador e temos três vereadores eleitos, eu, a Mirele Debiasi e o Hildegart Durigon. Eu não tenho vontade de disputar a reeleição a vereador, mas vou buscar meu espaço na majoritária. Os outros vereadores acredito que vão buscar uma reeleição”, detalha.

O presidente ainda contou os ideais que o partido busca para o município. “O que o PSDB levanta é sempre ter uma gestão efetiva, aonde se busca enxugar a máquina pública e busca utilizar com muita prudência os recursos públicos. Assim você consegue ter as sobras para poder investir em infraestrutura. Tem que ter saúde e educação que são princípios básicos, com percentuais constitucionais que você tem que atender e nesses três anos utilizamos na saúde quase 10% a mais do que o exigido por lei. Então você conseguindo enxugar e fazendo uma gestão com recursos bem aplicados, sem desperdício, tentando economizar ao máximo, vai sobrar para a infraestrutura”, diz Lucas.

Veja mais:

Sul In Foco lança série de reportagens sobre Eleições Municipais 2020 

Eleições 2020: Dr. Jorge Koch é confirmado como pré-candidato à reeleição em Orleans pelo MDB 

Notícias Relacionadas

Eleições 2020: PP estuda possíveis coligações para lançar candidatos ao Executivo de Orleans

O presidente do partido, Silvério Baggio, conversou com a Redação do Sul In Foco e destacou uma possível parceria com o PSD

Eleições 2020: Com possibilidade de chapa pura, PDT quer oferecer opção ao eleitor de Lauro Müller

O presidente do partido, Manoel Jades Izidoro, falou com exclusividade sobre os preparativos para as eleições municipais.

Baja 2017 ganha forma na Satc

Projeto desenvolvido pela Engenharia Mecânica se prepara para nova disputa.

Eleições 2020: Em convenção, Jorge Koch e Mário Coan são definidos como candidatos ao Executivo de Orleans

A chapa foi aprovada e homologada por unanimidade e aclamação dos filiados, amigos e simpatizantes que participaram das convenções municipais, ocorridas no último sábado (5).