Tecnologia

Estudantes Satc aprendem jogando

Projeto de Gamificação traz aprendizado de maneira mais atrativa, divertida e dinâmica

Divulgação/Satc

Já imaginou aprender de forma dinâmica, prática e divertida? Em breve o AC Online passará por mudanças que irá torná-lo mais atrativo na hora de realizar as tarefas. O sistema vai receber o processo de Gamificação, transformando a aprendizagem com cara de jogo.

O projeto está sendo desenvolvido pela bolsista do curso de Design, Amanda Cristina Gomes, com orientação do professor Diego Piovesan e o apoio do curso de Engenharia da Computação, por meio dos orientadores Daniel Basilio e Gustavo de Delucca, e dos bolsistas Deryck Pacheco e Jonatan Gomes.

A plataforma online existe há mais de oito anos na Satc, nela os alunos do 6º ao 1º ano, respondem questões todos os dias, em casa, sobre as disciplinas aprendidas no dia, as respostas valem 5,0 pontos. “Os alunos acabaram perdendo a vontade de realizar as tarefas, foi então que surgiu a ideia de tornar o sistema mais atrativo, em forma de jogo”, ressaltou a bolsista.

O sistema está sendo todo reformulado e será inspirado em um jogo de RPG. “O jogo oferece recompensas e pontuações. O método terá competições entre turmas, premiações entre aqueles que se dedicarem mais e avançarem mais no sistema”, disse Amanda.

Outro elemento que será mudado com a nova estruturação é o feedback passado aos alunos. “Quando o aluno responde uma pergunta ele sabe qual errou e qual era a correta, porém o sistema não justificava o porquê do erro, o aluno não recebia esse feedback”, destacou a bolsista.

O objetivo é que até julho de 2020 o sistema já passe pelas mudanças.

Metodologia

Outro projeto de Gamificação também está sendo desenvolvido pela bolsista. A transformação da metodologia escrita em algo jogável. O trabalho visa passar um meio prático e divertido aos estudantes na hora de receber a metodologia do professor. O foco do projeto é a disciplina de Metodologia Projetual do curso de Design, mas todos os outros cursos também poderão aplicá-lo

O projeto também tem como objetivo o trabalho em equipe e a cooperação. A proposta é transformar as atividades mais atrativas, divertidas e trazer recompensas que existem nos jogos.

Para cada etapa da metodologia está sendo desenvolvida cartas com exemplos de problemas que devem ser resolvidos. A estimativa é que até metade do ano que vem o projeto entre em vigor.

Gamificação

A Gamificação visa aplicar as mecânicas que existem dentro dos jogos em algo que não é necessariamente um jogo. O processo acaba gerando um maior engajamento dos envolvidos e incentiva o jogador a se envolver no assunto. Em suma a Gamificação pode ser aplicada em qualquer área de ensino. Ela deve trazer pontos, vantagens e recompensas para os jogadores.

A Gamificação busca utilizar as mecânicas existentes nos jogos a fim de engajar, motivar e facilitar o entendimento de algo. Por meio de seu sistema, proporciona aos seus usuários uma experiência divertida. A Gamificação busca aumentar o interesse a longo prazo do usuário.

Notícias Relacionadas

Crianças de Lauro Müller aprendem sobre Saneamento Básico e Educação Ambiental

Cerca de 160 alunos da Escola Municipal José Heleodoro Barreto Júnior, do bairro Arizona, participaram das atividades

Mulher é flagrada jogando cachorro no lixo em SC; polícia investiga

Caso ocorreu em Blumenau e repercute nas redes sociais. Suspeita foi intimada pela Polícia Civil.

Criciúma é “beneficiado” com empate entre Juventude e Cuiabá

Juventude e Cuiabá empataram em 1 a 1, no Jaconi

Luiz Flávio de Oliveira apita jogo do Criciúma no Maracanã

Luiz Flávio de Oliveira apitou Criciúma e Botafogo no turno, com vitória do Tigre por 2 a 1