Média de resíduos sólidos encaminhados mensalmente pelo município ao aterramento é de 50 toneladas, enquanto a de materiais recicláveis é de seis toneladas.
Treviso, que iniciou a coleta seletiva em março de 2014, possui atualmente o maior índice de reciclagem entre os municípios conveniados no Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures). A taxa no município é de 10,64%, superior a de Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
De acordo com a engenheira ambiental sanitarista Graziela Bolan, responsável pela coleta seletiva do Cirsures, a taxa de aproximadamente 11% é um ótimo índice se comparado ao de outras cidades. Ela ainda explica que a média de resíduos sólidos que o município encaminha mensalmente para o aterramento é de 50 toneladas, enquanto a de materiais recicláveis é de seis toneladas/mês.
Com relação às metas futuras, o engenheiro responsável da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev), Vinícius Pasquali, afirma que, em 2020, a expectativa é aumentar a taxa de reciclagem em até 15%. “Acreditamos que podemos elevar esse número com trabalhos de educação ambiental, campanhas de recolhimento do lixo e colocação de novas lixeiras”, frisa Vinícius.