Município é o segundo da AMREC a disponibilizar o atendimento para comunicação de desastres naturais ou humanos.
O Governo do Município de Lauro Müller já está disponibilizando o serviço de atendimento pelo telefone 199, que serve de canal entre a população e a Defesa Civil. A cidade é a segunda a disponibilizar o serviço na região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), facilitando a comunicação em caso de desastres naturais ou causados por ação humana.
O serviço estará em testes para adequação nos próximos três meses e funciona em paralelo ao número de atendimento do Paço Municipal (3464-3122). Antes da instalação do sistema, ao ligar para o número 199, as demandas ocorrentes no município eram direcionados para a Defesa Civil de Criciúma, de onde eram distribuídas de volta para Lauro Müller. Agora, todas as ocorrências repassadas sobre catástrofes naturais ou humanas são recebidas e processadas na prefeitura.
Segundo o Coordenador de Defesa Civil de Lauro Müller, Rafael Bonoti, a disponibilização do atendimento pelo número 199 direto no município reduz o tempo para tomada de ações em situações de desastres. “Assim, teremos mais tempo para nos mobilizarmos e passarmos a pôr em prática o Plano de Contingências aprovado neste ano. Podemos agir com maior rapidez e eficiência, já que o tempo entre a ligação feita e a mobilização se reduz drasticamente”, analisa o coordenador.
O Plano de Contingências do município foi lançado em agosto passado. A elaboração do documento teve a participação de 15 instituições, sendo organizações governamentais, não governamentais e de voluntariado. Segundo o Prefeito Valdir Fontanella, o plano é necessário e fundamental para a tomada de ações frente a possíveis desastres naturais ou humanos no município. “A tragédia não avisa o dia que chega. Por isso temos que estar preparados para enfrentá-la”, lembra.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller