Gordon Pincott está refazendo os passos do revolucionário italiano para escrever um livro.
O Instituto CulturAnita esteve acompanhando a visita do escritor inglês Gordon Pincott à cidade de Laguna nesta quinta-feira, 28. Interessado na trajetória de Giuseppe Garibaldi, ele está refazendo os passos do revolucionário italiano, motivo que o fez vir a Santa Catarina.
O objetivo de Pincott é escrever um livro que fale sobre Garibaldi, destacando os lugares de Nice até a Ilha Caprera, onde ele morreu em 1882. “Nos últimos três anos tenho passado por onde Garibaldi viveu e finalmente chegou a hora de vir à Laguna conhecer a cidade”, comenta o inglês, que quer lançar o livro no final de 2020.
A história registra que em 1864, Garibaldi esteve em Londres e foi recebido por uma multidão de admiradores. “Garibaldi é muito conhecido na Inglaterra, tem muita fama por lá”, conta. O fascínio de Pincott pelo revolucionário ocorreu após passar algum tempo na região da Sardenha, onde teve seu primeiro contato com a história do italiano.
A passagem por Laguna foi acompanhada pelo diretor do CulturAnita, Adilcio Cadorin, e por Fernando Pacheco, que tem auxiliado o escritor nas viagens pelo Brasil. “É uma cidade encantadora e com muita história. Dos lugares que visitei no Brasil é o que mais me chamou atenção”, avalia Pincott sobre a terra natal de Anita Garibaldi, esposa e companheira de luta de Giuseppe.
Além da terra de Anita, ele já esteve nas cidades gaúchas de Camaquã, Porto Alegre, Piratini, São Lourenço do Sul, e entre outras. Uruguai e Argentina também entraram na rota do inglês.
Pincott diz que a próxima visita à Laguna será para apresentar o livro e Pacheco confirma: “Nesse tour pela cidade o levei à Fonte da Carioca. E, se cumprir a tradição, ele vai voltar sempre”.
Colaboração: Comunicação Instituto CulturAnita