Geral

Jogos educativos são criados por acadêmicos para turminhas do Infantil

Brinquedos já estão divertindo as crianças e trazendo novos momentos de integração

Divulgação/Satc

Unir os conhecimentos dos alunos de engenharia com alegria do brincar da turma do infantil. Foi assim que terminou o projeto de Jogos Educativos, uma parceria entre os cursos de Engenharia da Faculdade Satc e a educação infantil da instituição. O pequeno Olavo Machado Brolesi, 5 anos, não quis saber se deu muito trabalho para as turmas, o que ele queria era brincar. “A gente aprende coisas novas e fica feliz quando joga prô Gi”, comentou o menino.

Brincar é o que eles mais gostam de fazer e a turminha do Infantil IV da Satc não se intimidou diante dos novos brinquedos produzidos pelos estudantes de engenharia. O desafio foi proposto na disciplina de Cálculo IV pelas professoras Daiana Matias Duarte e Silvia Mangilli. “Eles tinham que produzir jogos educativos usando o que foi aprendido em sala”, ressaltou Daiana.

Divulgação/Satc

A iniciativa envolveu as turmas de tal maneira que os alunos se motivaram a criar coisas diferenciadas. “Devíamos produzir um jogo para crianças de 3 a 5 anos usando séries matemáticas. Passamos muito trabalho tentando incluir o conteúdo aprendido na sala de aula nesse projeto, foi necessário fazermos diversas ações para que conseguíssemos”, contou a aluna de Engenharia Elétrica, Thayná Rezende.

Aprender algo diferente e ainda brincar encanta os pequenos. “Nós amamos os jogos. A gente se diverte muito”, afirma Liah Pereira Meller, 5 anos. Trabalhar o lúdico, estimulando o aprendizado e o raciocínio lógico são propostas construídas dentro da educação infantil. “Os jogos despertam muito a criatividade, a vontade e o desejo de buscar, de descobrir, pois as crianças deixam de ser passivas e se tornam ativas do processo de aprendizado”, pondera a professora da turma do Infantil IV Giovana Pagani Daleffe.

Divulgação/Satc

Iniciativa duradoura

O trabalho de unir as teorias com a prática já vem pautando as aulas da professora Daiana há seis semestres. Antes, os brinquedos pedagógicos produzidos eram destinados ao projeto Ciências para Todos, direcionado para escolas públicas e particulares. “Dessa vez, visando selar unir mais a faculdade e o ensino infantil, foi pensado em doar os brinquedos aqui para as crianças”, completou.

A proposta também contempla a plataforma Satc 2030, com aprendizagem que trabalhe e resolva problemas reais, e também o fortalecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o 4, que fala em educação de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizado ao longo da vida.

Divulgação/Satc

Notícias Relacionadas

Infotech amplia leque de produtos e serviços e inaugura em novo endereço em Orleans

A loja completa, situada na Rua Aristiliano Ramos, alia produtos e serviços para computadores, celulares, tablets e câmeras de videomonitoramento.

Acadêmicos da Faculdade Satc desenvolvem linha graneleira da Librelato

Equipes formadas por alunos de Design e Engenharia Mecânica irão apresentar as propostas

Orleans é destaque em São Paulo por incentivo à prática de “jogos da mente”

Professora Eluana Turazzi Moreira, do Centro Educacional Meta, foi homenageada em sessão solene da Câmara de Vereadores da capital paulista na última semana.

Ex-aluno Satc, diretor da Engie fala de sua trajetória a acadêmicos

A relação da escola para a carreira profissional e para a vida foram temas da palestra.