Projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Criciúma. Portal engloba todas as informações do governo municipal
Apresentado à população em agosto deste ano, o novo portal da transparência de Criciúma trouxe todas as informações do governo municipal de forma clara, objetiva e dinâmica. Depois de três meses em funcionamento, a ferramenta foi premiada no 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais na categoria ‘Projeto Inovador 2019’. O diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, recebeu o prêmio nessa sexta-feira (22), em Cascavel (PR).
“É muito bom a gente ser reconhecido por um trabalho desenvolvido, principalmente pelo Criciúma Transparente, que temos um carinho especial. É um projeto desenvolvido com quatro mãos, não só pela DTI, mas com apoio dos outros órgãos municipais. É um portal que tem a centralização das informações relacionadas a transparência. O nosso diferencial que não é só a transparência passiva, aquela de obrigação do município, mas tem a transparência ativa, que é tudo que o município acha relevante para o cidadão, e opta por dar publicidade a esse dado”, enfatiza.
O diretor também foi um dos palestrantes do evento. As experiências vivenciadas pelo profissional, em setembro, no Vale do Silício abriram a programação do congresso. “O tema por si só é muito bacana, pois é relacionado a tecnologia e a inovação. É muito importante, já que é um evento com quase 300 pessoas e aproximadamente 100 cidades diferentes, as pessoas querem saber o que está acontecendo no Vale do Silício e de que forma podemos vivenciar aqui. Eu tive a oportunidade de comentar um pouco com eles sobre essas experiências e de como foi esse processo”, comenta o diretor.
Sobre o Criciúma Transparente
Intitulado como Criciúma Transparente, o portal já possui quase 24 mil acessos. A ferramenta tem como foco reunir as informações das principais categorias do poder público, que são exigidas pela lei de Acesso à Informação: receitas, despesas, patrimônio, demonstrativos, licitações, compras, contratos, pessoal, obras, contas públicas, institucional, saúde, documentos oficiais, convênios, legislativo e carta de serviços.
Além disso, no primeiro acesso, o cidadão passa por um tutorial sobre o uso do portal. Tem um glossário no lado esquerdo da tela com as principais nomenclaturas utilizadas no site e a acessibilidade com mudança de tamanho de fonte, cor e contraste. A ferramenta também tem um espaço para verificar as obras em andamento em Criciúma.