Geral

Embarque de gado vivo é realizado pelo Porto de Imbituba

Com essa operação, o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina já soma o envio de aproximadamente 12.400 cabeças de gado este ano.

Divulgação

Desatracou do Porto de Imbituba na madrugada desta quinta-feira (21) o navio ADEL I, 3ª exportação de bois vivos por um porto catarinense em 2019. Desta vez, 3.790 terneiros foram embarcados com destino a Turquia, principal importador de bois em pé do Brasil, e o Iraque. Com essa operação, o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina já soma o envio de aproximadamente 12.400 cabeças de gado este ano.

A operação iniciou na manhã de quarta-feira e terminou ainda na noite do dia 20. O embarque foi acompanhado por servidores da SCPar Porto de Imbituba, Autoridade Portuária, e pelos órgãos intervenientes, tais como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Durante o dia, os diretores do Porto, Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente, e Alexandre Pinter, diretor administrativo, comercial e financeiro, realizaram uma visita ao cais para acompanhar in loco a operação. A Agência Marítima Imbituba (AMIL) agenciou o navio e fez o despacho aduaneiro da carga e a empresa Simetria Logística realizou a operação de embarque no Porto.

Os animais que vão abastecer o mercado euroasiático vêm de propriedades rurais catarinenses. Antes de serem embarcados, os gados ficam em quarentena durante 21 dias no Estabelecimento Pré-Embarque (EPE), localizado a 15 minutos da área portuária. Além de questões sanitárias, também é fiscalizado o cumprimento de pré-requisitos de bem-estar animal. Durante as etapas de preparação e exportação de animais vivos são consideradas as recomendações descritas no Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O primeiro lote de terneiros foi embarcado pelo Porto de Imbituba em maio de 2016. Na ocasião, 4,2 mil bovinos foram enviados à Turquia.

Colaboração: Comunicação Imbituba

Notícias Relacionadas

Após realização do primeiro transplante renal do Sul do Estado, paciente tem alta do Hospital São José

Iasmin de Aguiar Possidonio, de 19 anos, teve alta na manhã desta terça-feira, dia 14 de janeiro

Porto de Imbituba já realizou mais de 22 mil abordagens para controle contra a Covid-19

A ação ocorre 24h por dia e é conduzida por profissionais da área de enfermagem.

Porto de Imbituba realiza maior embarque de granel sólido da Região Sul do Brasil

O cargueiro de bandeira liberiana segue para o Porto de Tianjin, na China.

Embarque de 117 mil toneladas marca novo recorde para o Porto de Imbituba

O volume de granel sólido exportado em um único navio é o maior já realizado entre os portos da Região Sul do país, de acordo com os dados de 2010 a fevereiro de 2020.