Trabalho é parceria entre Defesa Civil e Secretaria de Educação.
O Governo do Município de Lauro Müller lançou durante a Feira do Livro deste ano, o Livro Eletrônico sobre as enchentes que atingiram o município em 1971 e 1974. A produção é da Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Educação, contando com entrevistas feitas por alunos da rede municipal de ensino.
Foram feitas cinco entrevistas com pessoas que vivenciaram de perto as duas catástrofes e, principalmente enfocando a cheia do Rio Tubarão que destruiu a cidade em 1974. As narrativas contam sobre os estragos causados, as ações tomadas para reverter a situação, as dificuldades enfrentadas pelos atingidos e a reconstrução da cidade. Todos os entrevistados vivenciaram os desastres ambientais.
Um dos objetivos da organização do Livro Eletrônico é a materialização dos relatos para o arquivamento histórico, já que há pouca informação arquivada sobre os eventos. “Nossa intensão e criar um banco de informações históricas sobre as cheias que atingiram nossa cidade e deixar como legado para as gerações futuras. A ideia encontrada foi a organização das informações feitas em entrevistas em um arquivo eletrônico, na forma de um documentário”, afirma o Coordenador da Defesa Civil de Lauro Müller, Rafael Bonoti.
A construção do documentário foi possível através de parceria com a Secretaria de Educação, que abriu a rede municipal de ensino para a gravação dos depoimentos. “A produção aconteceu dentro do programa ‘Defesa Civil na Escola’, que foi implantado em 2017. Vimos a importância do Livro Eletrônico para a memória do município e trabalhos em conjunto com as escolas para criar as condições ideais para que o projeto pudesse acontecer”, afirma a Secretária de Educação, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella.
Para o Prefeito Valdir Fontanella, a produção do Livro Eletrônico tem importância documental, uma forma de manter vivos os acontecimentos que Lauro Müller vivenciou. “É uma forma de nos prepararmos para eventos como este. Não tínhamos a Defesa Civil naquela época. Hoje temos nosso Plano de Contingências pronto para ser posto em prática, temos a coordenação organizada. O documentário é um meio de mantermos vivos os relatos da reconstrução da cidade e o esforço dos lauromüllenses para retomar as suas vidas”, diz o prefeito.
O documentário “Município de Lauro Müller – Livro Eletrônico, enchentes de 1971 e 1974” tem cerca de 17 minutos de duração e foi exibido durante a formatura de 95 alunos do programa “Defesa Civil na Escola”, na quinta-feira passada, durante a Feira do Livro. O material também está disponível na página da prefeitura no Facebook.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller