Geral

Mais de 300 imóveis são notificados em Laguna

Desde janeiro, foram vistoriados 338 imóveis, com 72 já regularizados, e outros 73 que aguardam a vistoria para receberem os lacres de conformidade.

Divulgação

A operação Lacre Ambiental está completando dez meses de atuação na praia do Mar Grosso, em Laguna, e já entregou 72 lacres para os imóveis vistoriados que regularizaram seus sistemas da rede de esgoto e da rede pluvial. Mais de 300 imóveis foram notificados.

Comandada pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), numa ação conjunta com a Vigilância Sanitária, a Fiscalização de Obras, a Casan e a secretaria de Obras, a ação tem como objetivo identificar todas as ligações clandestinas de esgoto cloacal na rede pluvial, e outros tipos de ligações irregulares na rede de esgoto do Mar Grosso e em outras localidades de Laguna.

Desde janeiro, foram vistoriados 338 imóveis, com 72 já regularizados, e outros 73 que aguardam a vistoria para receberem os lacres de conformidade. Até agora, 24 imóveis foram multados pela Flama por crimes ambientais.

Segundo o fiscal sanitário Jadson Fretta, desde dezembro já foram emitidas 395 notificações para adequações do sistema hidrossanitário de imóveis na cidade, incluindo os vistoriados na operação e outros. O setor de fiscalização de obras é o responsável por notificar as adequações necessárias no sistema da rede pluvial, destinada para a água da chuva.

De acordo com a fiscal da Flama, Caroline Kons, é necessário que os proprietários dos imóveis que já receberam vistorias e foram notificados entrem em contato com a Flama para agendar a vistoria de adequação e receber o lacre.

A presidente da Flama, Deise Cardoso, alerta os moradores para “procurarem a Casan de Laguna e verificar se a ligação cloacal da sua casa, edifício ou comércio está regularizada. No tocante à tubulação pluvial (água da chuva), as ligações devem desembocar nas sarjetas, pois a água será conduzida até as bocas de lobo, e nunca estarem ligadas à rede de esgoto. É importante que a população saiba que esgoto e águas pluviais não podem estar juntos na Caixa de Inspeção da Casan.

Irregularidades encontradas

Entre as principais irregularidades encontradas estão: esgoto sem ligação na caixa de inspeção, caixa de gordura sem manutenção, ligação irregular da drenagem pluvial na caixa de inspeção (deve ser ligada na sarjeta da rua), lixeira externa ligada na rua (deve ser na caixa de inspeção), chuveiro externo ligado na caixa de inspeção (deve ser ligado na sarjeta/rua), inexistência de ligação do esgoto (não está ligado nem na caixa de inspeção, nem no emissário submarino). A notificação é emitida pela Vigilância Sanitária do município, que dá um prazo de 15 dias úteis para a regularização. O setor de fiscalização notificou praticamente todos os imóveis vistoriados na operação Lacre Ambiental.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Índices de crimes caem bruscamente em Orleans

Segundo dados divulgados pela Polícia Civil, houve redução de 300% dos crimes de roubo e quase 30% do número de furtos.

Operação Amigo dos Amigos investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em Rio do Sul

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em três cidades: Rio do Sul, Orleans e Tubarão.

Operação Mito de Tântalo: suspeito de tráfico de drogas é preso em Lauro Müller

O grupo do suspeito movimentava grande quantidade de cocaína e maconha por semana.