Pesquisas do curso de Engenharia Mecânica vão receber aporte de R$ 700 mil para os estudos
Acadêmicos e professores do curso de Engenharia Mecânica da Satc vão ampliar os estudos sobre melhorias na indústria carbonífera. Isso porque, o curso aprovou dois projetos em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, a Fapesc. No total, são aproximadamente R$ 700 mil para o andamento e conclusão da pesquisa.
Um dos projetos se dedica a elaborar uma máquina capaz de neutralizar a drenagem ácida produzida durante a extração do carvão. O equipamento será alimentado por energia solar para funcionar, garantindo o monitoramento dos impactos ambientais.
“Pesquisas deste porte auxiliam no desenvolvimento de tecnologia para o setor carbonífero, um dos alicerces da economia regional, e servem, principalmente, como capacitação dos nossos acadêmicos com projetos reais do mercado de trabalho”, descreveu o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Satc, Luiz Carlos de Cesaro Cavaler.
O outro projeto estuda a recuperação de brocas de perfuração de minas. A intenção é pesquisar o revestimento e o tratamento das peças com intuito de reduzir o desgaste e prolongar o uso do material. O trabalho também vai ampliar os estudos com laser. “Vamos aprofundar o estudo desta tecnologia na instituição”, confirmou Cavaler.
Os projetos que receberão o financiamento da FAPESC contam com profissionais de outras entidades como a UFSC e a UFRGS. Estarão envolvidos na iniciativa sete professores, sete bolsistas da Satc e o coordenador do núcleo da Mecânica Richard de Medeiros Castro.