Geral

Nesta páscoa, coma no máximo quatro quadrados de chocolate por dia

Enquanto o consumo do doce for maior, as pessoas devem priorizar uma alimentação mais saudável.

A Páscoa está chegando e os ovos, barras e caixas de chocolate são os principais presentes da data. Para que as pessoas não cometam exageros é preciso estar atento a algumas informações. Conforme a nutricionista Debora Berti, as datas festivas servem sempre como desculpa para comer demais. “O ideal é comer durante o ano 25 gramas por dia de chocolate amargo, na Páscoa o máximo é 40 gramas, o equivalente a quatro quadradinhos”, destacou.

A profissional da saúde sugere que seja feita a divisão dos presentes em três ou quatro pedaços para consumir aquelas porções por dia. Porém, enquanto o consumo do doce for maior, as pessoas devem priorizar uma alimentação mais saudável. “No restante do dia é bom consumir frutas, verduras e legumes. O que não pode é substituir uma refeição por chocolate. O ideal é trocar aquela alimentação por uma menos calórica”, explicou.

O chocolate que deve ser priorizado pelos consumidores é o amargo, pois contém maior quantidade de cacau. “Desta forma conseguimos mais benefícios, já que o cacau é antioxidante e faz com que colocamos para fora das células o que não precisamos”, detalhou a nutricionista. Por outro lado, o chocolate ao leite se torna um vilão por possuir mais gordura e açúcar. “O chocolate branco não é indicado, pois é feito apenas com manteiga de cacau e gordura”, alertou.

O consumo inadequado do doce tanto é prejudicial à saúde, quanto pode causar intoxicação alimentar. “O excesso de gordura pode gerar náuseas, vômito e diarréia. É preciso ficar atento: mais de 40 gramas por dia já é considerado excesso”, garantiu.

Engeplus – Jussi Moraes